Votação da Consulta Popular 2023 inicia na segunda-feira, 27 de novembro
A votação da Consulta Popular 2023, que definirá as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024, terá início na segunda-feira, 27 de novembro. Cidadãos de todo o Rio Grande do Sul poderão votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município até 1º de dezembro. O governo estadual investirá R$ 60 milhões nos projetos escolhidos. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o site da Consulta Popular com o título de eleitor e escolha a proposta que deseja ver implementada. No passo seguinte, ele será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas anteriormente pelas assembleias regionais.
No Corede do Médio Alto Uruguai, que abrange o município de Frederico Westphalen, a comunidade poderá votar em uma das cinco propostas:
1 – Apoio às cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento;
2 – Fortalecimento do Turismo Regional;
3 – Projeto de conservação de solos e águas na zona rural;
4 – Projeto de capacitação e qualificação continuada;
5 – Projeto de educação profissionalizante, empreendedora, financeira e de inovação.
Câmara de FW irá disponibilizar computador para a população durante o período da votação
Buscando incentivar a comunidade a votar na Consulta Popular, a Câmara de Vereadores irá disponibilizar computador com acesso à Internet durante o período de votação. Todos aqueles que não têm acesso em suas casas, ou não sabem como votar, poderão se dirigir até a Câmara, das 8 horas às 17 horas, inclusive ao meio-dia, que receberão ajuda dos servidores da Casa Legislativa.