Vice-presidente representa o legislativo em ato que marca o início da vacinação em FW

por Ascom/Câmara FW publicado 21/01/2021 13h31, última modificação 07/10/2024 09h17
Profissionais da saúde que atuam no combate ao Covid, idosos em casas de longa permanência e indígenas serão vacinados na primeira fase
Vice-presidente representa o legislativo em ato que marca o início da vacinação em FW

Uma cerimônia rápida marcou esse dia importante para o município - Foto: Heloise Santi/Ascom Câmara

Um ato na unidade central de saúde de Frederico Westphalen, na tarde desta quarta-feira, 20, marcou o início da vacinação dos profissionais que atam na linha de frente e combate a pandemia da Covid-19 no município.

Na presença do prefeito em exercício João Francisco Vendrusculo, do vice-presidente da Câmara, Leandro Mazzutti, da secretária de Saúde, Tais Candaten, e da imprensa, foram vacinados dois profissionais - a enfermeira Julia Quintana de Moura, coordenadora dos trabalhos no Posto do Ayres que é referência para atendimento ao novo coronavirus e o médico obstetra, Ivan Ferret, que atua no Hospital Divina Providência (HDP) e na rede municipal de saúde.

Frederico Westphalen recebeu um total de 359 unidades da CoronaVac para aplicação da primeira dose, a segunda dose deve ser aplicada em até 30 dias, por isso, o presidente do legislativo lembra que a comunidade não pode descuidar das medidas de segurança, como o uso de máscara, o distanciamento social e o uso de álcool em gel. “Esperamos que logo toda a população possa ser vacinada, não sendo o caso, no momento, que bom que podemos garantir a imunização dos nossos profissionais de saúde e dos idosos que estão em situação mais vulnerável. Este é um dia para ser lembrado, celebrado e para reforçar que precisamos continuar nos cuidando”, disse Mazzutti.

Vendrusculo salientou que esse momento é, também, uma homenagem aos profissionais que desde março tem trabalhado de forma incansável no combate a proliferação do vírus e no atendimento a comunidade. “Esses profissionais já participaram de muitos dias D - dia D da Pólio, dia D da Gripe - mas hoje, quem sabe, é o dia D mais emocionante da vida deles, é o dia D que nos devolve a esperança, que dá tranquilidade para as equipes trabalharem com mais segurança, é o dia D do início da perseverança e de parabéns pelo trabalho de cada um de vocês”, salientou o prefeito em exercício.

Emocionada, após ser vacinada e, por representar todo o quadro de enfermagem e técnicos da saúde, Julia, salienta que as pessoas precisam ter paciência e esperar as próximas fases da vacinação contra a Covid-19.

Quem será vacinado na 1ª fase

Durante a manhã o município vacinou os idosos do Lar São Vicente de Paulo, onde a senhora Mônica Vendruscolo, 101 anos, foi a primeira idosa do município a receber a imunização.

Nesta fase, serão vacinados, ainda, os moradores da Casa Geriátrica Santa Paulina, do Lar dos Deficientes, os profissionais que trabalham nestes locais, profissionais do Posto do Ayres, Profissionais que atuam na ala Covid no HDP, profissionais do Samu e indígenas.

A expectativa é que a vacinação com as doses disponibilizadas até o momento, seja concluída até quinta-feira, 21.

Não podem receber a CoronaVac

Pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão;

Pessoa tenha alergia a algum componente da vacina;

Menores de 18 anos;

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.