Vereadores visitam famílias atingidas pelos históricos alagamentos em Frederico Westphalen

por Gustavo Menegusso publicado 16/03/2023 14h26, última modificação 07/10/2024 09h18
A pedido dos moradores, presidente Raul Pazuch da Silva e vereadora Aline Ferrari Caeran estiveram nas ruas Caí e Campos Elísios

Vereadores visitaram moradores das ruas Caí e Campos Elísios (Foto: Heloise Santi)

As fortes precipitações pluviométricas, nas últimas semanas, trouxeram à tona novamente um problema que perdura há décadas em Frederico Westphalen – a falta de esgoto pluvial –, que é aquele que faz a coleta da água da chuva direcionando-a para as galerias pluviais (sistemas de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento da água da chuva coletada pelas bocas coletoras ou sarjetas).

O problema atinge diversas ruas, em diferentes bairros do município, causando sempre muitos transtornos e prejuízos aos moradores a cada chuva intensa, principalmente naquelas situações de grande precipitação em curto espaço de tempo. Aí são alagamentos, com a água invadindo as residências e empresas, buracos nas calçadas e até mesmo na garagem das casas, quedas de muro, sem falar no risco de doenças que essa água contaminada pode trazer.

Reivindicações das famílias atingidas

Diante deste cenário que acaba sempre se repetindo, moradores da Rua Caí e Campos Elísios, inconformados, novamente, com esse problema sem solução, pediram para que os vereadores da Câmara Municipal pudessem verificar de perto os prejuízos da última inundação. Na sexta-feira, 10, o presidente do Legislativo Raul Pazuch da Silva e a vereadora Aline Ferrari Caeran foram visitar alguns destes locais. Na Rua Caí, os edis conversaram com o morador Gustavo Piovesan, que teve a sua residência totalmente alagada e perdeu praticamente tudo dentro de casa. O morador também levou os vereadores para verificarem a situação de seus vizinhos e mostrou o trajeto onde deveria ser construída uma nova galeria pluvial. Aliás, essa é a exigência das famílias atingidas, que sejam feitos investimentos em esgoto pluvial para resolver o histórico problema na Rua Caí, uma das mais atingidas pelos alagamentos.

Outra rua visitada pelos vereadores foi a Campos Elísios. No local, a reivindicação da comunidade é a mesma, que sejam construídas galerias para o escoamento da água das chuvas e, assim, sejam evitadas as constantes inundações nas empresas locais, como a do empresário Denílson José da Costa, da DNS Peças, e da Fátima Pavezi, das Malhas Pavezi.

Reunião com o Poder Executivo e cobrança por obras de esgoto pluvial

Ao fim das visitas, os vereadores se comprometeram em fazer uma reunião com o Poder Executivo para levarem as demandas dos moradores e cobrarem agilidade e resolutividade neste histórico problema dos alagamentos. Pazuch comentou que moradores de outros bairros, como Ipiranga, Barril e Santo Antonio também contataram o Poder Legislativo relatando situações semelhantes e cobrando uma maior atenção do Poder Público. “Estamos a par de problemas de esgoto pluvial em outros locais da cidade também. Com certeza, como vereadores, precisamos fiscalizar essas situações e cobrarmos do Poder Executivo, que é que deve executar essas obras de melhorias. Isso deve ser uma prioridade”, pontuou o presidente.