Vereadores prestigiam o Rotas da Inovação em FW
Em sua sétima região o Rotas da Inovação desembarcou em Frederico Westphalen nesta quarta-feira, 8 de novembro com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas de forma regional a partir dos programas da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), a conexão com os atores do ecossistema de inovação e a construção conjunta das próximas ações em prol da inovação no RS.
O diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, que fez a abertura do evento disse que a equipe está pronta para ouvir e tentar atender as demandas e perspectivas da região no que se refere a inovação. “É extremamente prazeroso para nós estar neste ambiente, ouvindo vocês e nos conectando, que é o que a gente propõem neste processo de inovação, as conexões, estar junto com vocês, trazendo alguns parceiros, apresentando alternativas, fontes de financiamento, pensando estruturas e suportes para então construirmos possibilidades, perspectivas e traçar o rumo do que queremos daqui para frente”, comentou.
O evento segue até as 13 horas, no auditório da URI, e conta com painéis para discutir os temas financiamento público à inovação e políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Para encerrar a programação, ocorrerá o Marco Avaliativo do Inova RS, momento destinado ao compartilhamento das ações já realizadas pelo programa em âmbito regional e à revisão e avaliação dos seus objetivos.
A vereadora Aline Ferraria Caeran, que representou o legislativo no evento, salienta a importância de pensar e fomentar as inovações tecnológicas, a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento da região. “Um evento que engrandece o papel das universidades, das empresas parceiras e que fomenta o desenvolvimento das tecnologias e da inovação, que são essências no setor público e privado. E nós, como gestores públicos, temos o papel de auxiliar na organização, incentivo e fomento de tais ações”, salientou.
Os parceiros do Rotas da Inovação são a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Badesul, o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs), a Federasul, o Sesi e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).