Vereadores participam do 1ª Encontro Cultural da Umbanda

por Ascom/Câmara FW publicado 18/11/2021 11h25, última modificação 07/10/2024 09h17
Evento marcou os 113 anos da religião afro-brasileira comemorado em 15 de novembro
Vereadores participam do 1ª Encontro Cultural da Umbanda

Foram homenageados durante o encontro, os fundadores da religião em FW - Foto: Heloise Santi

Na última segunda-feira, feriado de 15 de novembro, os vereadores participaram do 1º Encontro Cultural da Umbanda que ocorreu na Câmara Municipal de Frederico Westphalen.

O espaço contou com homenagens, depoimentos, apresentação do coral da Associação Frederiquense de Cultos Afros Vale dos Orixás e posterior coquetel. A associação foi a responsável pela organização do evento que é o primeiro a ocorrer no município.

Representando a Câmara Municipal o presidente, Jorge Alan Souza, salientou a importância das religiões para a formação da sociedade, destacando que a umbanda é uma das únicas religiões que só existem no Brasil, formada por uma mescla de vertentes do catolicismo, espiritismo e religiões afros. “Umbanda tem como preceitos a fé, amor, caridade e justiça e isso deveria ser prioridade na vivencia de todo o ser humano então que possamos cada vez mais abrir espaços na sociedade e conviver em harmonia com as diferenças”, disse.

Em nome do executivo, o prefeito em exercício, João Francisco Vendrusculo, ponderou a importância de a religião buscar seu espaço e pontuou a organização da prateleira na biblioteca como uma forma de aproximação. “Muitos têm dúvidas, não conhecem, não sabem o que é, por isso provoco vocês para que estejam cada vez mais presentes na comunidade esse pequeno acervo inaugurado junto a biblioteca municipal deve ajudar para que as pessoas conheçam mais da umbanda”, comentou.

Em nome da associação, a presidente Juliane Coelho Piovesan, agradeceu o poder público pela parceria e salientou o quão importante está sendo para os caciques de terreiro e frequentadores da umbanda estes momentos de participação em comunidade. “Por muito tempo estivemos fechados em nossos terreiros e até com medo, mas, aos poucos e com a força dos milhares de frequentadores dos nossos 12 terreiros existentes hoje em Frederico Westphalen, sentimos que precisamos levar a nossa fé, a nossa crença e os nossos conhecimentos para toda a comunidade”.

Participaram, ainda, do evento a vereadora Aline Ferrari Caeran e a promotora Isabel da Costa Franco Santos, além dos caciques de terreiro, convidados e praticantes da religião.