Vereadores participam de reunião com a Associação Empresarial sobre eventos do município

por Gustavo Menegusso publicado 27/06/2023 15h25, última modificação 07/10/2024 09h18
Dentre as definições, AE propôs a mudança da data da Expofred de 2024 para o ano de 2025
Vereadores participam de reunião com a Associação Empresarial sobre eventos do município

Reunião foi realizada na última semana, na AEFW (Foto: Imprensa AEFW/Divulgação)

O presidente do Legislativo, Raul Pazuch da Silva, juntamente com os vereadores Antonio Luiz Pinheiro, Gabriel Lamonatto, Giovani Sarturi, Leandro Mazzutti e o vereador suplente, Joselito Ambrozi, participaram de uma reunião com a direção da Associação Empresarial (AEFW), na última semana.

No encontro, que também contou com a participação do Executivo, representado pelo prefeito em exercício João Vendruscolo, foram tratados assuntos referentes a alteração de data da Expofred, ao Frederico em Luz, programações de Páscoa e outras datas comemorativas, Plano de Desenvolvimento e proposta de mudanças no sistema viário do município, além do Código de Posturas.

 

Sobre a Expofred

Uma das maiores feiras do interior do Estado, a Expofred deveria acontecer no próximo ano, nos meses de abril e maio, porém, de acordo com a AEFW, que juntamente com o Executivo e a Afred são responsáveis pela Expofred, não há tempo hábil para ser organizada, em menos de um ano, a próxima exposição. “Nós ouvimos os associados, pessoas que participam e fazem a feira e a vontade da maioria sinalizou para que o evento fosse transferido para 2025. Hoje, já não existe prazo para busca de patrocínios, também é curto o tempo para organização dos eventos paralelos, que pretendemos realizar, deixando a feira, cada vez mais, focada nos negócios e nas relações”, disse a presidente da AEFW, Patricia Cerutti.

Tanto os representantes do Legislativo, como também do Executivo, sinalizaram favoravelmente para a alteração da data da feira, que ainda necessita passar pela escolha do novo presidente.

 

Frederico em Luz e datas comemorativas              

Após relato do diretor financeiro da AEFW, Alessandro Dal Piva, sobre convênio firmado com a Administração Municipal para contratação de mão de obra para a confecção das decorações da Páscoa e do Frederico em Luz, nas últimas edições, foi pontuado o desejo da AEFW de estar cada vez mais envolvida na organização destes eventos, respeitando, sempre, o trabalho voluntário e dedicação das pessoas que conduzem o evento.

– Hoje, principalmente o Frederico em Luz é um evento que já conquistou reconhecimento em todo o RS e já está ultrapassando fronteiras, atraindo turistas de outros estados. Não podemos deixar de apoiar e ajudar no fortalecimento deste evento que movimenta a nossa economia”, ressaltou a presidente da AEFW, propondo inclusive alteração na Lei que institui o evento, para um novo formato de gestão no futuro.

O presidente do Legislativo de FW, Raul Pazuch, relatou que participou da prestação de contas do convênio executado em 2022, ressaltando a qualidade de transparência do trabalho realizado pela equipe técnica da URI/FW. “Já manifestei publicamente, em uma sessão da Câmara, que fiquei muito satisfeito com a forma e transparência da prestação de contas realizada pela AEFW e URI/FW”, enfatizou Pazuch.

 

Plano de Desenvolvimento e proposta de mudanças no sistema viário

Ainda durante a reunião, a diretoria da AEFW esclareceu que estará atualizando o Plano de Desenvolvimento de Frederico Westphalen, projeto desenvolvido pela entidade em 2019, com a participação de centenas de voluntários da cidade. “Convidamos o Codemau e chamaremos alguns voluntários que participaram do planejamento para nos ajudar com a atualização de vários pontos. Depois entregaremos oficialmente às lideranças políticas, para que possam aproveitar as sugestões e ideias na elaboração dos planos de governo”, esclareceu Patricia.

 

Código de Posturas

Em nome da Câmara, Pazuch salientou a importância de a AEFW participar desta, que é a última etapa de revisão do Projeto de Lei que instituiu o novo Código de Posturas do município. “Encaminharemos uma nova cópia, já com os apontamentos feitos nas reuniões técnicas, para avaliação da direção e dos técnicos da AEFW, para posteriormente reenviarmos ao Executivo e aí sim recebermos o novo PL para votação”, pontuou o presidente do Legislativo.

A direção da AEFW se comprometer em fazer tal avaliação, uma vez que, em vários pontos, o código tem relação com a indústria e comércio local.