Vereadores incentivam comunidade a votar na Consulta Popular

por Ascom/Câmara FW publicado 17/11/2022 12h33, última modificação 07/10/2024 09h18
Importância da participação dos munícipes foi destacada pelos edis nas Pequenas Comunicações. Também foi exposta a logo da CP no telão do plenário durante a Sessão Ordinária
Vereadores incentivam comunidade a votar na Consulta Popular

Consulta Popular foi divulgada durante a Sessão Ordinária da terça-feira, 16 (Foto: Gustavo Menegusso)

De forma totalmente on-line, iniciou na segunda-feira, 14, e prossegue até o dia 23 de novembro, a votação da Consulta Popular (CP) 2022 – Orçamento 2023. Os munícipes podem votar diretamente no site ou pelo WhatsApp (51) 8924-1547.

Buscando incentivar a população de Frederico Westphalen a votar nas demandas da região, a logo da CP foi exposta no telão do Plenário da Câmara na noite da quarta-feira, 16, durante a 38ª Sessão Ordinária. Além disso, alguns vereadores também reforçaram a importância da participação da comunidade em seus pronunciamentos nas Pequenas Comunicações.

As prioridades da região que estão na cédula de votação foram definidas pelo Codemau durante assembleia realizada no dia 26 de outubro, no Auditório da URI/FW. Cada munícipe pode votar em uma das cinco demandas.

As cinco demandas da cédula de votação

1 – Apoio às cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento regional;

2 – Fortalecimento do turismo regional;

3 – Programa de conservação e recuperação de águas e solos da região do Codemau;

4 – Programa Juro Zero para microempreendedores regionais;

5 – Educação empreendedora focada para micro e pequenos empreendedores regionais.

Os recursos

Destas cinco demandas, a região priorizará, através do voto, três para receberem recursos, sendo que a mais votada receberá 40% e a segunda e terceira mais votadas receberão 30% cada. Nesta edição, o valor a ser destinado, inicialmente, para a região do Codemau é de R$ 1.857.142,86.

Plus para o Corede com maior percentual de votos

De acordo com Marcia, um dos diferenciais desta Consulta Popular são os R$ 5 milhões a mais que o Estado dará em forma de plus para os Coredes com maior percentual de votos, sendo que o primeiro colocado receberá mais R$ 1 milhão e do segundo ao nono mais R$ 500 mil cada. “A Consulta Popular é muito importante para conseguirmos recursos para ajudar a desenvolver nossa região, por isso a Câmara é parceira e, com certeza, ajudará na divulgação e mobilização da comunidade para votar nas demandas e, quem sabe, conseguirmos esse plus de recursos”, destacou Mazzutti.