Vereadores frederiquenses realizam mais uma Sessão Ordinária

por Ascom/Câmara FW publicado 28/04/2020 22h00, última modificação 06/05/2020 18h08
Sem matérias do Poder Executivo, a pauta teve como destaques um Pedido de Informação e uma Indicação do Legislativo

Os vereadores de Frederico Westphalen voltaram a se reunir nessa terça-feira, 28, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, vereadores, servidores, profissionais da imprensa e o público presente fizeram uso de máscara, sendo distribuídos entre a bancada e as cadeiras, para manter uma distância segura.

A Sessão iniciou com a leitura e votação de atas das sessões que ocorreram na semana anterior, sendo aprovados quatro projetos encaminhados pela Administração Municipal. Sem matérias do Poder Executivo, a pauta teve como destaques a leitura do expediente com um Pedido de Informação e uma Indicação do Legislativo.

O Pedido de Informação Nº 01/2020, assinado pelos vereadores dos partidos Progressistas e PDT, requer esclarecimentos acerca de micro-ônibus que foi vandalizado em meados de janeiro de 2020, veículo utilizado no transporte de pacientes para outras cidades pela Secretaria da Saúde que teve seu motor danificado com a colocação de areia, conforme noticiado à época do fato.

A Indicação Nº 03/2020, assinada pelos vereadores das mesmas bancadas, solicita ao Prefeito Municipal que prorrogue prazos dos próximos vencimentos (abril, maio e junho) dos parcelamentos com o município para o final dos aportes, encaminhada com a seguinte Justificativa:

“Historicamente, o Brasil passou por diversas crises financeiras e hospitalares, que trouxeram instabilidade para a economia e para a população como um todo. Com isso, foram tomadas as providências necessárias em parâmetro Federal, Estadual e Municipal, nesse sentido a observação manifesta-se acerca da atualidade qual trouxe a pandemia do Covid-19.

É indubitável que embora a situação abstenha-se de forma qualificada pelas medidas tomadas pelas lideranças políticas, cabendo a cada agente político dentro de sua alçada realizar as suas ponderações e sugestões não tão somente para o controle da pandemia, mas também para o controle da economia municipal e do bem-estar de cada munícipe.

Observamos que há a possibilidade dos financiamentos e negociações judiciais e administrativas realizados pelos cidadãos frederiquenses em face da administração pública municipal sofrerem uma prorrogação passando os vencimentos de abril, maio e junho para as parcelas finais dos aportes. Esta possibilitaria que os munícipes agredissem a crise de forma positiva e evitaria as restrições indevidas e o mau contentamento dos mesmos.

Sem dúvida, os pagamentos devem ser realizados, porém torna-se empático prorrogar os mesmos pelo período de três meses, período esse que foi estabelecido o impacto financeiro causado pelo coronavírus”.

Ainda durante a Sessão Ordinária, no espaço das pequenas comunicações, os vereadores ressaltaram iniciativas de grupos e entidades que nos últimos dias se mobilizaram na organização de ações solidárias, desde a doações de cestas básicas, arrecadação de alimentos e doação de sangue. No mesmo expediente, o presidente João Francisco Vendruscolo divulgou informação repassada pela direção do Hospital Divina Providência que confirmou o recebimento do recurso de R$ 486.096,62 através de um projeto iniciado em 2018, que previa a destinação de 100 mil dólares do Lions, com R$ 103 mil de contrapartida do HDP, para a modernização do setor de pediatria e recepção da casa de saúde.