Vereadores do PSDB buscam emendas e agilidade na liberação de recursos para FW

por Ascom/Câmara FW publicado 09/07/2021 13h40, última modificação 09/07/2021 13h40
Jorge Alan e Raul Pazuch estiveram na capital do estado nesta segunda-feira, 5
 Vereadores do PSDB buscam emendas e agilidade na liberação de recursos para FW

Vereadores tiveram várias reuniões ao longo do dia - Foto: Heloise Santi

O presidente do legislativo de Frederico Westphalen vereador Jorge Alan Souza, juntamente com o vereador Raul Pazuch da Silva, ambos do PSDB, estiveram na capital do estado, na última segunda-feira, 5, para buscar recursos e, também, agilizar a liberação de valores pelo governo estadual.

Como temática principal das pautas esteve a área da saúde, com busca de recursos de emendas para o Hospital Divina Providência (HDP), valores para asfaltamento da área de manobra no aeroporto de Frederico Westphalen que está sendo utilizado com frequência para o transporte de pacientes tendo que as macas percorrerem o trecho de grama e barro nos dias chuvosos. “Conseguimos, ainda, com a Secretaria Estadual da Saúde, dar agilidade na tramitação do processo do termo aditivo para repasse de recursos de cinco leitos de UTI Covid com um acréscimo de cerca de R$ 240 mil mensais para o HDP. O hospital receberá um residual dos últimos dias de maio e do mês de junho, agora no mês de julho”, completou Jorge Alan.

Sobre a demanda da instalação do banco de sangue, entregue ainda em maio deste ano pelos vereadores de Frederico Westphalen aos deputados e na Secretaria da Saúde, a coordenadora adjunta do hemocentro do estado, Katia Brodt, repassou a informação de que a sugestão, já exposta também para  executivo em reunião recente, é de abrir uma Unidade de Coleta Externa, com sangue coletado uma vez na semana no município que em contrapartida precisa disponibilizar um profissional para o RH, não lotado com exclusividade para o serviço. Ainda na área da saúde, os vereadores confirmaram apoio ao projeto do deputado Faisal Karan que busca a liberação, por parte do governo de R$ 300 milhões para a realização das cirurgias eletivas, canceladas há vários meses e retomada aos poucos nos municípios, gerando uma demanda reprimida extremamente alta, a proposta ainda não foi votada pelos deputados.

Outra demanda encaminhada pelos edis foi o apoio e liberação de recursos para a construção dos blocos destinados ao atendimento de grandes animais para o curso de medicina veterinária do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Frederico Westphalen.