Vereadores dialogam com técnicos do MDR sobre a criação de Rotas de Integração Nacional na região
São muitas as potencialidades da nossa região – suinocultura, bovinocultura de leite, grãos, pedras preciosas, cuias, turismo, fruticultura, dentre outras – que podem ser ainda mais valorizadas dentro de uma Rota de Integração Nacional. Com o objetivo de conhecer mais detalhes sobre esse assunto e ver as reais possibilidades de implantação de alguma desta rotas que contemplasse Frederico Westphalen e municípios da região, os vereadores Jorge Alan Souza e Raul Pazuch da Silva participaram de uma reunião na segunda-feira, 27 de junho, no Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Na oportunidade, os edis dialogaram com os coordenadores do MDR, Valquíria Duarte e Luiz Paulo, que explicaram as rotas já existentes e sua importância para o desenvolvimento de diversas regiões do país.
Mas, afinal, o que são essas rotas? Segundo o MDR, são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Atualmente, existem as Rotas da Biodiversidade, da Economia Circular, da Fruticultura, da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), do Açaí, do Cacau, do Cordeiro, do Leite, do Mel e do Pescado. “As rotas promovem a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva e o desenvolvimento regional”, explicaram Valquíria e Luiz Paulo.
Estudos e possibilidades para a região
Durante a reunião, os edis apresentaram inúmeras informações sobre as “vocações” ou potencialidades dos municípios do Norte do Rio Grande do Sul. “A nossa intenção é desenvolver cada vez mais a região e nesta conversa com os técnicos do MDR surgiu a possibilidade de serem implantadas as Rotas do Suíno, do Leite, da Fruticultura, do Turismo, Pedras Preciosas, das Águas”, explicou o vereador Jorge Alan. “A criação destas rotas vai organizar, fomentar e ajudar no escoamento de toda a produção dos nossos produtos”, complementou Pazuch.
Para auxiliar nesta demanda, os técnicos solicitaram estudos, com números atuais das principais atividades econômicas da região e também se colocaram à disposição de visitarem in loco os municípios.