Vereadores de FW se solidarizam com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

por Gustavo Menegusso publicado 09/05/2024 14h55, última modificação 07/10/2024 09h18
Parlamentares usaram o Grande Expediente da Sessão Ordinária da terça-feira, 7, para pedirem apoio da comunidade nas doações em prol dos municípios atingidos pela tragédia

Grande Expediente da terça-feira, 7 de maio (Foto: André Santos)

Na Sessão Ordinária da terça-feira, 7 de maio, todos os vereadores do Poder Legislativo de Frederico Westphalen usaram o espaço do Grande Expediente para se solidarizarem com as vítimas da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. Além de contextualizarem os fatos, os parlamentares falaram da corrente de solidariedade que tomou conta de todo o país e pediram apoio da comunidade frederiquense para que ajude com doações ou sendo voluntário (a) em alguma das dezenas de iniciativas que estão sendo promovidas no município.

Algumas falas dos parlamentares na Tribuna

Junior Panosso (MDB)

“Aqui em Frederico Westphalen, graças a Deus, estamos em um lugar privilegiado. Nós tivemos sim alguns transtornos por causa das fortes chuvas, algumas famílias que tiveram suas casas danificadas, mas nada comparado com outras regiões do Estado”.

Jacques Douglas de Oliveira (MDB)

“Muitos empresários de toda as regiões ajudando, governadores mandando dinheiro, influencers fazendo vakinha e nós aqui também estamos fazendo a nossa parte, mas queremos fazer um apelo à nossa comunidade para doar mais alguma coisa, pois é devastador o que está acontecendo em nosso Estado”.

Belonir Vendruscolo (Progressistas)

“Hoje nós temos que falar desses acontecimentos, das vidas que se perderam, das famílias atingidas. Tudo isso é lamentável, é triste. Que dor de ver aquela cena da criança pedindo para pegar a boneca e na verdade era um bebê boiando na água. O nosso coração dói, a nossa alma também dói com tudo isso que está acontecendo”.

Reginaldo Pellegrin (Progressistas)

“Quem puder ajudar tem que ajudar. Eu também tenho parentes, sobrinhos, tias que perderam tudo, então faço um apelo aqui para quem puder ajudar que ajude pelo menos com água e comida”.

Giovani Sarturi (MDB)

“Seja ajudando com dinheiro, seja ajudando com voluntariado, seja ajudando com os dois, que continuem ajudando porque a situação do nosso Estado é gravíssima, é complicada, é uma realidade de nunca imaginávamos”.

Antônio Luiz Pinheiro (MDB)

“Todo ser humano, por mais duro que seja, por mais turrão que seja, por mais insensível que seja, têm momentos em que, diante de fatos como esse, a nossa estrutura emocional vacila e estremece”.

Jorge Alan Souza (PDT)

“Estamos vivendo dias difíceis no Rio Grande do Sul por causa deste desastre climático que já afetou cerca de 400 municípios do nosso Estado e reflete em todos, pois todos sofremos diretamente ou indiretamente e temos algum familiar, amigo ou conhecido que foi atingido”.

Raul Pazuch da Silva (PSDB)

“Quando a gente vê que mais de 200 mil pessoas estão fora das suas residências no Estado, que dois terços ficaram sem ou estão sem água, eu acho que nestes momentos não achamos palavras para dizer, mas nós temos que tirar lições disso”.

Leandro Mazzutti (PDT)

“Parabenizamos todas as entidades, associações, grupos de trilheiros, jipeiros, dentre outros, que estão fazendo, de forma coletiva ou individual, alguma campanha para arrecadar doações para as vítimas dessa tragédia. E essa soma de esforços que vai amenizar um pouco o sofrimento destas pessoas”.

Aline Ferrari Caeran (Progressistas)

“As cenas e os episódios que nós temos assistido, seja pelas redes sociais ou pela televisão, são assustadores e não é momento de falar de governo A ou B, não é momento de trazer à tona siglas partidárias, é momento de darmos as mãos”.

Gabriel Lamonatto (MDB)

“É quase 70% do nossa Estado devastado, com problemas, com situações que não estão previstas nos nossos orçamentos e isso é muito triste, porque isso afeta a vida de todas as comunidades, de todos os moradores do nosso Estado”.

Como ajudar?

📲 SOS Rio Grande do Sul - doe qualquer valor pela Chave PIX (CNPJ) 92.958.800/0001-38 (Instituição: Banrisul).

📍 SOS Chuvas - Doe produtos de higiene e limpeza, utensílios domésticos, roupas íntimas, cobertores, chaleiras elétricas, ração de animais, colchões e móveis. As doações podem ser feitas na Garagem do Nando, localizada em frente à empresa Eixo Sul, no km 36,9 da BR-386; no CTG Rodeio da Querência, na Rua Garibaldi, Bairro Aparecida; ou ainda na Agência FGTAS/SINE, na Rua Monsenhor Vitor Batistella, 576.

📍 Doações no Centro de Eventos do Parque de Exposições - Doe itens de higiene pessoal e limpeza, água, alimentos rápidos, roupas de cama e colchões.

📍 Se preferir doe diretamente nas entidades, instituições ou empresas que também estão à frente de campanhas em prol das vítimas das enchentes.