Vereadores de FW participam de seminário sobre a gestão do HPR
Autoridades regionais puderam acompanhar de forma presencial e online o debate - Foto: Heloise Santi
O médico e presidente do legislativo frederiquense, Jorge Alan Souza, representou a Câmara e o município de Frederico Westphalen durante o 1º seminário regional de gestão da Hospital Público Regional (HPR) Lourenço Ardenghi Filho, que ocorreu em Palmeira das Missões na última semana em formato hibrido.
O espaço que teve como tema principal “Redes de Atenção à Saúde” e contou com os panelistas: o médico Luís Antônio Benvegnú, que falou sobre compartilhamento do cuidado entre atenção primária e especializada, Liani Righi enfermeira que versou sobre regionalização das redes de atenção à saúde e Gilberto Barichelo que por atuar desde o início no projeto do HPR e larga experiência em gestão na área da saúde, trouxe para debate a gestão hospitalar, suas nuances e a defesa de uma instituição que seja 100% para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Jorge Alan aproveitou para questionar sobre o financiamento deste hospital, se hoje o SUS não supre a demanda e mesmo os hospitais que atuam com parte dos atendimentos particulares e de planos apresentam déficit, demonstrando sua preocupação com relação a manutenção do pessoal e consequentemente dos serviços na instituição. “É um debate muito intenso não participei somente como Presidente da Câmara, mais como político aqui de Frederico Westphalen, também como médico e como usuário do sistema de saúde. Precisamos nos inteirarmos do assunto e trazer para Frederico Westphalen alguma ideia que possa ser discutida e também lutar para que a região se fortaleça e se beneficie cada vez mais com implantação de um Hospital Público Regional e que este fortaleça a rede de prevenção, tratamento, diagnóstico e reabilitação de pessoas envolvidas nos processos de saúde e doença”, disse.
O debate acerca de como deverá ser realizada a implantação do HPR para seu pleno funcionamento, sendo porta aberta e cem por cento SUS, se dá no momento em que a obra física já está em mais de 50% concluída, tendo como previsão de término em julho de 2022.
Para o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, a construção conjunta com todos os atores sociais que integram o projeto HPR é que garantirá o sucesso desse empreendimento hospitalar, que é a grande esperança de uma macrorregião, composta por 72 municípios, que carece de assistência em saúde hospitalar de média e alta complexidade de qualidade. “Para que o HPR seja o sucesso que projeta ser, temos que nos unirmos em comunidade. Somente com a força que a região representa é que colocaremos o HPR para funcionar com todas as especialidades que a população necessita”, enfatizou.
O vereador Raul Pazuch da Silva, o presidente da Amzop Antônio Reginaldo Ferreira da Silva e outras lideranças regionais também participaram do encontro que foi promovido pelo Executivo de Palmeira das Missões, Câmara de Vereadores, 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde e Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões.