Vereadores de FW aprovam projetos importantes para combate a Covid-19

por Ascom/Câmara FW publicado 17/03/2021 16h48, última modificação 17/03/2021 16h48
Legislativo vai devolver R$ 250 mil ao executivo para repasse ao HDP e aprovou a destinação de recursos para aquisição de vacinas
Vereadores de FW aprovam projetos importantes para combate a Covid-19

Sessões estão ocorrendo de forma remota devido a bandeira preta no distanciamento controlado - Foto: Reprodução live

Os vereadores de Frederico Westphalen aprovaram, na noite desta terça-feira, 16, seis propostas importantes para a gestão pública. Duas delas merecem destaque devido o momento complicado de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A primeira delas, um projeto de resolução, votado em sessão extraordinária, autorizou a mesa diretora a devolver para os cofres do município a importância de R$ 250 mil, referente as sobras de orçamento dos meses de janeiro e fevereiro para que, posteriormente o recurso seja repassado ao Hospital Divina Providência (HDP). A segunda, o projeto de lei que autoriza o poder público a adquirir vacinas para a Covid-19. Além da aquisição de doses de imunizante a proposta trata sobre a logística e campanhas de comunicação para a vacinação.

O vereador Raul Pazuch da Silva salientou o momento delicado pelo qual passa o sistema de saúde nacional e reiterou importância de tais ações, como as deliberadas pela casa. “Sabemos que além dos cuidados com o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, a vacina vem como um alento e o recurso para a manutenção dos leitos de UTI no HDP são imprescindíveis”, disse.

Também foram aprovadas as contratações emergenciais de um nutricionista para a secretária da Saúde; 15 serventes e um motorista ara o quadro da Secretaria de Educação, contratações que, de acordo com a administração, só serão efetivadas com o retorno das atividades presenciais nas escolas; e quatro serventes e um motorista para a Secretaria de Assistência Social. Ainda, teve aprovação unanime a convocação de profissional de Procurador do Município para regime suplementar de trabalho de 20 horas semanais a fim de atender a demanda excedente de trabalho.

Indicações e moções

Uma proposição do vereador Jacques Douglas de Oliveira, assinada por todos os vereadores da casa, a moção de apoio ao governo do Estado para a chamada dos policiais militares, já aprovados em concurso público, também foi aprovada por unanimidade.

A bancada dos progressistas fez uma indicação ao legislativo, para reparos na iluminação pública, no trevo principal de acesso à cidade.

Formação de Comissões

Com a aprovação durante a sessão, serão formatadas nos próximos dias duas comissões especiais na casa legislativa, destinadas a estudos relacionados a habitação e regularização fundiária urbana de interesse social proposta pelo vereador Leandro Mazzutti e, outra, para elaboração de projeto técnico de reestruturação e readequação do Parque da Faguense de autoria do vereador Antonio Luiz Pinheiro.