Vereadores conhecem áreas de atuação do IFFar Frederico Westphalen

por Ascom/Câmara FW publicado 02/06/2022 15h55, última modificação 07/10/2024 09h18
Instituição atende cerca 1,1 mil alunos entre a Educação Básica e Ensino Superior, de 119 municípios
Vereadores conhecem áreas de atuação do IFFar Frederico Westphalen

Mesa Diretora visitou direção do IFFar Frederico Westphalen (Foto: Gustavo Menegusso)

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de Frederico Westphalen, é uma das importantes instituições de ensino presencial do município e região. Com origem há 56 anos, ainda com o antigo Colégio Agrícola (CAFW), vinculado à UFSM, desde 2014 passou a integrar a rede de institutos federais do Estado. Atualmente, possui cerca de 1,1 mil alunos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, oriundos de 119 municípios do RS e outros Estados.

Com o objetivo de conhecer de perto mais detalhes desta história, bem como ouvir da direção demandas da instituição, a Mesa Diretora do Poder Legislativo de FW realizou uma visita até o campus do IFFar. O encontro ocorreu no dia 23 de maio e reuniu o presidente da Câmara, Leandro Mazzutti; o vice-presidente, Belonir Vendruscolo; e os secretários Jorge Alan Souza e Raul Pazuch da Silva, além do diretor-geral do IFFar, Bruno Boniati; e os diretores de Administração, Sandro Albarello; de Pesquisa, Extensão e Produção, Rangel Pacheco e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Anieli Bulé.

Além de um resumo da história, os diretores também explicaram as áreas de atuação do Instituto, que é dividida em três eixos: o de Recursos Naturais, com Técnico em Agropecuária (integrado e subsequente) e Medicina Veterinária; o de Gestão de Negócios, voltado para o Técnico em Administração (integrado) e o curso superior em Administração; e o Eixo de Informação, com o Técnico em Informática (integrado) e a graduação em Ciências da Computação. Também é oferecida a Licenciatura em Matemática. “São três eixos (áreas) articulados com os arranjos de produção da região, onde os nossos alunos da Educação Básica saem daqui com uma formação técnica junto com a conclusão do ensino médio. O Técnico em Agropecuária é o que tem mais volume no campus e o curso de Medicina Veterinária é o que tem mais impacto na cidade, com 200 estudantes utilizando toda a infraestrutura que o município oferece”, explicou Boniati.

Perspectiva de chegar a 1,8 mil alunos

Segundo a direção, o campus de FW tem uma projeção de crescimento para conseguir atender cerca de 1,8 mil alunos, no entanto ainda faltam professores e servidores para essa demanda e, principalmente infraestrutura. “Temos planos para ampliação da instituição, mas como se amplia? Com a oferta de novos cursos, segundo as demandas da sociedade e os eixos estabelecidos pela instituição. Mas o principal desafio ainda é a infraestrutura, temos espaço para crescer, porém faltam recursos para construção de novas salas de aula, de uma quadra poliesportiva ou uma pista de atletismo, por exemplo. Somos uma instituição pública, contudo só termos o projeto não basta, precisamos também de recursos e é nessa questão que também queremos pedir o apoio de você políticos, para que juntos com seus deputados, também possam olhar para o IFFar”, comentou Anieli.

Os vereadores se colocaram à disposição para, como agentes políticos, contribuírem com o IFFar no que estiver ao alcance da Câmara, principalmente na busca por formações de mão de obra qualificada que possam auxiliar no atendimento às demandas da região. Também será marcada uma nova visita para conhecer todos os espaços físicos que a instituição oferece à comunidade escolar.