Vereadores aprovam homenagens ao Banco do Brasil e CDL

por Ascom/Câmara FW publicado 05/04/2016 23h56, última modificação 05/04/2016 23h56
Sessão Ordinária dessa terça-feira, dia 5, teve ainda como destaque o retorno da vereadora eleita Marly Vendruscolo, após solicitar afastamento da Secretaria da Saúde

Com destaque para homenagens ao Banco do Brasil e Moção de Apoio ao Corpo de Bombeiros, ocorreu na noite dessa terça-feira (5) mais uma Sessão Ordinária Câmara de Vereadores. O público presente também acompanhou o retorno da vereadora Marli Vendrúsculo, que deixou o cargo de secretária da Saúde do município para reassumir a cadeira no Poder Legislativo.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram a Moção de Aplauso Nº 02/2016 em homenagem aos 100 anos de atuação do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul. Antes da sessão, inclusive, o gerente da agência de Frederico Westphalen, Genaro Sebastião, apresentou alguns números e falou sobre ações desenvolvidas pela instituição financeira, que no território gaúcho possui 379 agências em atividade e mais de 5,7 mil colaboradores. No município, as atividades iniciaram no dia 1º de novembro de 1968. O documento foi entregue no final da sessão.

A Sessão Ordinária dessa terça-feira teve também a aprovação do Requerimento Nº 02/2016 que autoriza a realização de homenagem à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Frederico Westphalen (CDL), que no próximo dia 25 de Abril completa 50 anos de sua fundação.

Na Leitura do Expediente, os vereadores encaminharam cinco novas indicações ao Executivo Municipal:

- Indicação N° 27/2016 – melhorias no trecho da estrada vicinal entre as linhas Alto Alegre e Mazzonetto;

- Indicação N° 28/2016 – necessidade de atenção da Administração Municipal em relação aos moradores da linha Iraí, com melhorias em rua de acesso, iluminação pública, recolhimento de lixo e rede de água;

- Indicação N° 29/2016 – melhorias nas ruas Sete e Nove, no bairro São Francisco de Paula;

- Indicação N° 30/2016 – construção e disponibilização de academia ao ar livre no bairro São Francisco de Paula;

- Indicação N° 31/2016 – conclusão das obras do ginásio poliesportivo do bairro São Francisco de Paula e disponibilização para uso da associação de moradores.

Enviado pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei Nº 020/2016, que altera a redação de dispositivo da Lei Nº 4.288, de 24 de dezembro de 2015, que dispõe sobre incentivo de natureza tributária à empresa Seara Alimentos Ltda, foi encaminhado para análise das comissões.

No Grande Expediente, manifestaram-se Diogo Duarte, Édson Dalmolin, Gildo Bussatto, Marly Vendruscolo, Nelson Buzatto, Ricardo Denti Junior, Rodrigo Girardi e Vilnei Giacomini. Em sua manifestação, a vereadora Marli falou sobre o retorno ao Poder Legislativo depois de mais de três anos atuando como secretária de Saúde, agradecendo o apoio recebido, especialmente do marido, o ex-vereador Belonir Vendruscolo, e de toda a família.

Após a Sessão, os vereadores também realizaram a entrega simbólica ao 2º Sargento Gelson Luiz de Lima Santos, comandante do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, e ao sargento Pedon, da Moção de Apoio Nº 01/ 2016, que diz respeito à aprovação das Leis Estruturantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. O documento será encaminhado ao governo do Estado, atendendo ao pedido dos bombeiros, que solicitaram apoio em relação a essas leis, tendo em vista a desvinculação dos Bombeiros em relação a Brigada Militar, aprovada ainda em 2014 e que deve ocorrer em julho deste ano. Na opinião da categoria, a aprovação das Leis Estruturantes é fundamental para que o Corpo de Bombeiros possa constituir-se em uma instituição com gestão plena de seus serviços e completa emancipação.

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa