Vereadores acompanham visita do defensor público à Equipe Multidisciplinar

por Ascom/Câmara FW publicado 18/10/2022 10h52, última modificação 07/10/2024 09h18
Objetivo foi conhecer o espaço e ouvir as demandas existentes
Vereadores acompanham visita do defensor público à Equipe Multidisciplinar

Visita foi realizada pelo defensor público, Thiago Oro Caum Gonçalves, e os vereadores Leandro Mazzutti e Gabriel Lamonatto (Foto: Gustavo Menegusso)

O presidente da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Leandro Mazzutti e o líder da Bancada do MDB, Gabriel Lamonatto, acompanharam no último mês uma visita do defensor público, Thiago Oro Caum Gonçalves, até a Equipe Multidisciplinar. Além de conhecer o espaço onde está alocada a Equipe, na Rua Maurício Cardoso, e os trabalhos que são desenvolvidos com as crianças e adolescentes, Gonçalves também foi conhecer as demandas existentes e ver como a Defensoria Pública pode auxiliar com a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Atualmente, a Equipe Multidisciplinar atende centenas de crianças e adolescentes para os serviços de Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Nos últimos meses, esse atendimento tem crescido cada vez mais, tendo em vista o aumento de casos de fobia social, crianças com dificuldades de fala e com o Transtorno do Espectro Autista. Estes casos, inclusive, foram relatados pelos professores das escolas durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no mês de agosto.

Outra demanda relatada na Semana foi a necessidade de atendimento dos estudantes que residem no município, mas estudam na rede estadual. Atualmente, 70% dos alunos atendidos são da rede municipal. “Precisamos, inicialmente garantir a manutenção dos atendimentos a todos os alunos que frequentam a Equipe Multidisciplinar e depois vermos os meios legais de o Estado também contribuir, ou até mesmo de o município ampliar esse serviço, talvez com mais contratações de profissionais”, afirma o defensor público.