Vereador Jacques de Oliveira mobiliza audiência pública para debater falta de médico-legista no Posto do IML de FW

por Gustavo Menegusso publicado 28/04/2023 08h58, última modificação 07/10/2024 09h18
Encontro ocorreu na Secretaria da Segurança Pública do Estado e reuniu diversas lideranças da região

Audiência Pública ocorreu na Secretaria da Segurança Pública do Estado e reuniu diversas lideranças da região (Foto: Divulgação)

Por meio de uma mobilização do vereador Jacques Douglas de Oliveira, que contou com apoio do secretário estadual Juvir Costella, lideranças da região participaram, no dia 18 de abril, de uma Audiência Pública na Secretaria da Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre.

O principal objetivo da audiência foi solicitar a designação de um médico-legista para o Posto do Instituto Médico Legal (IML) de FW, que abrange 32 municípios da região e está sem funcionamento desde 2019, em razão da aposentadoria do antigo profissional de saúde. Em 2021, um médico-legista até chegou a ser nomeado para assumir o posto do município, porém não permaneceu no cargo, solicitando a transferência para atender outra região com maior demanda. Sem o profissional médico, as necropsias estão sendo realizadas nos postos de Erechim e Carazinho, distantes mais de 150 quilômetros FW.

– Diante dessa situação, os familiares precisam aguardar, muitas vezes, mais de 24 horas para a liberação da necropsia em postos distantes do município, situação que fere a dignidade das famílias e que só aumenta a dor de quem perde um ente querido, sem falar nas despesas dos familiares com o transporte. Por isso, para tentarmos buscar uma solução para esse problema, encaminhamos um ofício ao secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, solicitando essa audiência com as lideranças regionais. O meu agradecimento ao secretário Caron e também ao secretário estadual, Juvir Costella, pelo apoio, e a todas as lideranças, prefeitos e vereadores, que marcaram presença nesta audiência –, comentou Oliveira.

Entre as possíveis soluções para resolver a situação foram discutidas a viabilização de contratações emergenciais e a necessidade de um novo concurso.