UFSM/FW participa da Tribuna Popular e recebe homenagem do Poder Legislativo
A Sessão Ordinária da terça-feira, 3, foi marcada pelo espaço da Tribuna Popular, com a participação da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (UFSM/FW). Na ocasião, manifestaram-se o diretor do campus, Braulio Otomar Caron e a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, que destacaram as contribuições da universidade para o município e região e lembraram de capítulos e personagens importantes da história dos 18 anos do campus em FW. “Recebemos alunos de diversos lugares do Brasil e até de outros países, que procuraram nossa qualidade e nossa essência, nossa vontade de querer fazer o diferente. Aqui nós estamos e aqui nós vamos ficar, aqui nós vamos crescer e não só crescer, desenvolver. Esse é o nosso objetivo”, destacou o diretor, que na oportunidade também comentou acerca da sua recondução ao cargo juntamente com a vice-diretora, Eliane Pereira dos Santos. “Há 20 anos, a saída da Universidade Federal de Santa Maria começou a acontecer, quando ela veio para Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e trouxe com ela a mesma qualidade da sede. São números que nos enchem de orgulho”, complementou a vice-reitora.
Também foi entregue uma Carta Aberta aos vereadores, com várias informações sobre a instituição que, em quase duas décadas, já formou mais 1,9 mil profissionais nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação, além de 172 mestres nos programas de pós-graduação em Agronomia - Agricultura e Ambiente e Ciência e Tecnologia Ambiental. Ainda foi exibido um trailer de um documentário do campus, dirigido pelo professor Joel Guindani, do Departamento de Ciências da Comunicação e a servidora, Carolina Sônego.
Após a Tribuna Popular, o Poder Legislativo homenageou a instituição com uma placa, em reconhecimento aos 18 anos do campus de FW. Em seguida, os vereadores Antônio Luiz Pinheiro (MDB), Aline Ferrari Caeran (PP), Jorge Alan Souza (PDT) e Raul Pazuch da Silva (PSDB), representando suas respectivas bancadas, também realizaram uma fala de valorização e agradecimento à universidade, enaltecendo o papel instituição para a área da Educação, formação de profissionais qualificados e também na contribuição da economia local e o desenvolvimento regional.
Prestigiaram a Sessão diversos professores, servidores e alunos da UFSM, bem como representantes de outras instituições e entidades do município, empresários, além de lideranças, dentre elas, o ex-prefeito de FW, Luiz Carlos Stefanello, e o vereador suplente, Lauro Chielle.
A UFSM/FW
Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a universidade também desenvolve projetos transformadores em ensino, pesquisa e extensão, em parceria com instituições como Emater, Cufa, Sicredi, Sesc, prefeituras, cooperativas, ONGs e escolas.
O grupo de colaboradores é composto por 92 docentes na graduação, 43 na pós-graduação, 50 técnicos administrativos, 32 colaboradores terceirizados e 702 discentes vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior. Essa estrutura gera um impacto significativo na economia de Frederico Westphalen e região, movimentando diariamente setores como comércio, imóveis, transporte e serviços.