Tradicionalistas de Frederico Westphalen serão homenageados pelo Poder Legislativo

por Ascom/Câmara FW publicado 14/09/2022 08h27, última modificação 07/10/2024 09h18
Condecoração Mérito Farroupilha Barril e Moção de Aplausos serão entregues durante Sessão Solene nesta quarta-feira, 14

Poder Legislativo foi marcado por duas Sessões na noite da terça-feira, 13 (Foto: Gustavo Menegusso)

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen concederá duas homenagens a tradicionalistas do município em Sessão Solene a ser realizada na noite desta quarta-feira, 14. As honrarias foram aprovadas de forma unânime pelos vereadores da Casa nas Sessões Extraordinária e Ordinária, que ocorreram, respectivamente, na noite desta terça-feira, 13.

Com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 03/2022, de autoria do presidente Leandro Mazzutti e os demais edis de todas as bancadas, a Câmara entregará anualmente, durante as festividades alusivas ao Dia do Gaúcho, a Condecoração Mérito Farroupilha Barril. A homenagem irá reconhecer sete personalidades de FW que contribuíram ou ainda auxiliam na preservação e desenvolvimento da cultura gaúcha no âmbito do município. Nesta primeira edição, os indicados pelo Legislativo, em parceria com as entidades tradicionalistas foram Marino Gausman, Valmor Pavan, Judite Maria Caovilla Uez, monsenhor Leonir Fainello, Rui Volkweis, Irineo Ernst (Zé Campeiro) e Volmar João Tauffer.

O Legislativo também aprovou uma Moção de Aplausos, de autoria do edil Gabriel Lamonatto, em parceria com todos os demais vereadores da Casa, que será entregue aos cavalarianos Alessandro Kraftzuck, Alicildo José dos Passos, José Heck, Marino Gausman, Miguel Girardi, Oldemar Sabino, Roberto Carlos Gonçalves Cunha e José Leonel Batanolli de Lima, por todos os seus serviços prestados em prol do Movimento Tradicionalista Gaúcho e em especial ao movimento tradicionalista frederiquense. Estes oito cavalarianos foram responsáveis por levarem a Chama Crioula de FW até a cidade Farroupilha, onde ocorreu, em agosto, o 70º Congresso Tradicionalista. No total, foram 12 dias na estrada, percorrendo mais de 460 quilômetros.

A entrega das homenagens

A Condecoração Mérito Farroupilha Barril, bem como a Moção de Aplausos, serão entregues nesta quarta-feira, 14, às 19 horas, em Sessão Solene Tradicionalista na Câmara de Vereadores. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento gaudério e de valorização da cultura do nosso Rio Grande.

RESUMO DAS SESSÕES

Sessão Extraordinária

Matéria do Poder Executivo:

- Projeto de Lei No 089, de 09 de setembro de 2022: Autoriza contratação em caráter temporário e emergencial de seis professores de Educação Infantil (Aprovado por unanimidade).

Matéria do Poder Legislativo:

- Projeto de Decreto Legislativo Nº 03/2022: Dispõe sobre a Concessão da Condecoração do Mérito Farroupilha Barril (Aprovado por unanimidade).

- Requerimento Nº 07/2022: Concede Licença ao vereador Giovani Sarturi por motivos pessoais (Aprovado por nove votos).

Matéria do Poder Legislativo

- Pedido de Providência Nº 18/2022: Necessidade de recuperação da Rua Padre Afonso Correa no sentido Duque de Caxias até a Rua Alfredo Haubert, no Bairro Santo Inácio.

- Pedido de Providência Nº 19/2022: Necessidade de reparos da Rua Presidente Kennedy esquina com a Rua Miguel Couto.

- Moção de Aplausos Nº 03/2022: aos cavalarianos da Chama Crioula (Aprovada por unanimidade).