Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é destaque na Sessão da Câmara
Durante toda a semana as Apaes estão engajadas em atividades para promover a inclusão efetiva das pessoas com deficiência - Foto: Heloise Santi
Na semana voltada a divulgação e difusão de conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação das realidades em que vivem, superando barreiras que as impedem de participar coletivamente e em igualdade de condições com as demais pessoas, a Câmara Municipal de Frederico Westphalen, recebeu nesta terça-feira, 24, a diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, Jussania Basso Bordin, para falar da importância do tema e de manter o debate na busca da inclusão.
De acordo com a professora, em 2021 o tema norteador da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que iniciou dia 21 e segue até dia 28 é: “Transformar conhecimento em ação”, que aponta para o fato de o Brasil ter uma da maiores e melhores legislações referentes as garantias de direitos e acessibilidade das pessoas em situação de deficiência e, mesmo assim, na prática a maior parte do que está na lei não é colocada em prática.
– Somente nas Apaes, temos uma rede de mais de 350 mil usuários e, infelizmente, na prática, o que mais se vê são as questões de acessibilidade em geral e não a acessibilidade atitudinal. Essa impõe barreiras bem significativas na nossa sociedade porque incluir é um ato particular, a gente faz essa escolha de acordo com a demanda e a visão que temos das pessoas com deficiência – salientou Jussania.
O presidente do Legislativo, vereador, Jorge Alan Souza, lembrou que o ato de incluir é diário e perpassa toda a sociedade. “Precisamos levar ao conhecimento da pessoa em situação de deficiência intelectual e múltipla e de toda a sociedade o que é incluir, como incluir no transporte, no trabalho, na escola, em casa, no sistema de saúde, na assistência social, na locomoção para que consigamos, cada dia mais, efetivar essas leis na vida diária”, disse.
A Apae de Frederico Westphalen atende 156 pessoas que recebem atendimento educacional, em saúde e assistência social e durante toda esta semana, nas redes sociais e também nas plataformas oficiais da Apae Brasil acontece uma série de atividades e palestras para debater o assunto.
Música especial
Foi lançado no domingo, 22, um videoclipe com a música “Isso é ser especial”, com letra a interpretação de Danilo André Gregori e a participação das 13 Apaes da região de abrangência do 2º Conselho. O vídeo está disponível no canal do Danilo no Youtube e pode ser acessado, também, a página do Facebbok da Câmara de Vereadores.
Indicações da sessão
Sem matérias do executivo para a leitura e/ou para votação os vereadores apresentaram três indicações ao executivo. Duas para instalação de redutores de velocidade em vias públicas do município e uma para doação de imóvel para instituição de cunho religioso e assistencial. as proposições são de autoria das bancadas do Progressistas, PSDB e PDT.
INDICAÇÃO Nº 59/2021- visa a doação de um imóvel para entidade de caráter Religioso e Assistencial, tendo como beneficiada a Sociedade Espírita Allan Kardec. Justificada pela necessidade de um espaço apropriado para ampliar as ações assistenciais em prol da comunidade.
INDICAÇÃO Nº 60/2021- busca a instalação de um Redutor de Velocidade na rua 11, localizada no Distrito Industrial, nas proximidades da residência nº 78. Na justificativa estão a segurança dos moradores, especialmente as crianças e, também, a saída dos caminhões da empresa Tele Entulho Barril.
INDICAÇÃO Nº 61/2021- busca a instalação de um Redutor de Velocidade na rua Duque de Caxias, bairro Santo Inácio, nas proximidades da Mecânica Mazzonetto. A indicação busca segurança dos pedestres e veículos que trafegam pelo local.
A ausência dos vereadores Giovani Sarturi, Inácio Roberto Panosso Junior e Jacques Douglas de Oliveira foi justificada pelo presidente, pois os edis estão em viagem para cumpria agendas em Brasília-DF.