Sede da Casa Familiar Rural é tema de reunião com a Mesa Diretora da Câmara
A direção da Associação da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen procurou na tarde desta quinta-feira, 25, a Mesa Diretora da Câmara Municipal para tratar sobre o espaço de funcionamento da instituição. De acordo com os membros da direção, a construção feita com recursos públicos é da Casa Familiar Rural (CFR), porém existe um comodato do terreno até agosto 2025 e, com a venda da área nos arredores, fica inviável o trabalho pedagógico, uma vez que a instituição ficaria somente com o prédio. “Nós temos horta, temos jardim, temos espaço para recreação. A ideia é reproduzir o dia a dia da casa de uma família que vive no campo, eles fazem os trabalhos práticos além do teórico. Ficar com terreno limitado inviabiliza a dinâmica de ensino da instituição”, comentou o presidente da associação Francisco Trevisan.
Vanderlei Zonta e Amarildo Manfio, que também participaram da reunião, destacaram que está sendo buscada uma forma de se manter no local e/ou, caso isso não seja possível, buscar uma nova área. “Não precisamos de um grande espaço de terras, mas de um espaço que torne o trabalho possível. Já temos uma área em vista, mas aí precisamos, além do valor para aquisição da área, buscar formas de fazer uma nova construção. A edificação que temos hoje foi feita com dinheiro do governo federal e contrapartida do município”, explicou Zonta.
O vice-presidente do Legislativo, Reginaldo Pellegrin, e o segundo-secretário, Leandro Mazzutti, que receberam os representantes da instituição na Câmara, reforçaram a parceria para tentar viabilizar o espaço ou conquistar um novo local. Nos próximos dias, uma nova reunião com membros do Executivo, instituição e Legislativo deverá tratar do assunto.