Projetos para contratação de pessoal e leilão de bens são aprovados pela Câmara de FW
A Câmara Municipal de Frederico Westphalen aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, 3, os dois Projetos de Lei (PLs) que estavam na pauta de votação – PL 51 e PL 53, ambos chegaram na casa em 12 de julho.
O PL 51 autoriza o executivo contratar profissionais para complementar o quadro de servidores, sendo um lubrificador e dois operadores de máquina para a secretaria de obras e um motorista e 20 agentes comunitários de saúde para atuação junto a Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador Leandro Mazzutti, durante a discussão da proposta salientou que em visita do projeto da Mesa Diretora da casa o “Diálogos”, as Unidades Básicas de Saúde do Primavera e do São Francisco de Paula, se constatou a necessidade, principalmente, da contratação dos agentes comunitários de saúde para atender as muitas áreas descobertas, no município.
Complementando o colega vereador, o presidente da casa, Jorge Alan Souza, pontuou a importância da saúde preventiva e o papel dos agentes comunitários nesta rede. “O que a comunidade busca é um serviço público acolhedor, acessível e resolutivo e é isso que nós gestores esperamos que aconteça quando aprovamos projetos para contratação de pessoal, esse é o 17º projeto desses que chega nesta casa e como primamos por qualidade e aperfeiçoamento no serviço público e retomo aqui um outro tema importante que é a formação de profissionais para ocupar os cargos de operador de máquina, de lubrificador, de mecânico, pedreiro, aos moldes do que temos no CVT, um case de sucesso para a indústria têxtil”, salientou.
O Leilão
Já o PL 53, autoriza o executivo a alienar e efetuar a baixa de bens patrimoniais moveis, no total são 265 itens a serem comercializados via leilão em 31 propostas. O executivo salienta que, os bens móveis de que trata o projeto de Lei, apresentam situação de uso que não mais atendem a contento as necessidades do serviço público e outros não se encontram mais em uso pelo fato do alto custo de recuperação, o que inviabiliza a manutenção no patrimônio do município. Com a venda destes itens, se considerarmos o preço mínimo de cada item o executivo deverá arrecadas cerca de R$ 600 mil.
Estão na lista para leilão diversos veículos entre Spin, Corsa, Gol, Celta, Uno, Parati, Elba, Van, Ônibus, Caminhões, algumas sucatas de automóveis além de retroescavadeiras, pá carregadeira, carregadeira, carrinho aspirador com lixeira, Picador Triturador de galhos, tanques reservatórios e distribuidor de adubo orgânico líquido, distribuidor de ureia dentre outros itens.
Os vereadores Belonir Vendrusculo, Leandro Mazzutti, Inácio Roberto Panosso Junior e Raul Pazuch da Silva afirmaram que foram até o parque para verificar os itens a serem comercializados e muitos deles, realmente estão em precárias condições, no entando outros estão em perfeitas condições de uso. “Vários itens já foram a leilão e não foram vendidos e voltam agora, com outro valor para tentar limpar o espaço do parque de maquinas, com o último leilão foi renovado a frota e agora tentamos fazer isso novamente dar mais comodidade e tranquilidade nas viagens sem muita manutenção para o poder público”, afirmou Panosso Junior.
De origem legislativa foi lido e encaminhado ao executivo um pedido de providência buscando reparos na tubulação de esgoto da rua Tenente Portela no Bairro Santo Inácio e a uma indicação que visa melhorias no calçamento da estada municipal Santo Caeran devido os buracos e desníveis.
A sessão contou ainda com grande expediente para a livre manifestação dos edis e o vereador Antonio Luiz Pinheiro justificou sua ausência devido a compromissos profissionais.