Projeto que cria Emendas Impositivas é aprovado em primeiro turno

por Gustavo Menegusso publicado 14/11/2024 11h23, última modificação 14/11/2024 11h23
Proposição do Legislativo ainda necessita de mais dois terços dos votos dos vereadores na segunda votação, que deve ocorrer no dia 26 de novembro
Projeto que cria Emendas Impositivas é aprovado em primeiro turno

Projeto foi aprovado em primeiro turno, na Sessão Ordinária da terça-feira, 12 (Foto: Ellen Manfio)

Com 10 votos favoráveis e uma ausência, o Poder Legislativo aprovou em primeiro turno, na Sessão Ordinária da terça-feira, 12, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Nº 001/2024, que institui no âmbito do município de Frederico Westphalen o Orçamento Impositivo, ou seja, as emendas individuais dos vereadores. A proposta, que altera a Lei Orgânica Municipal, acrescentando os artigos 116-A e 116-B, precisa ainda ser aprovada em segundo turno e novamente com 2/3 dos votos, ou seja, no mínimo oito votos favoráveis.

- As Emendas Impositivas foram instituídas em âmbito federal no ano de 2015 e também podem passar pela regulamentação nos municípios, como já aconteceu em Santana do Livramento, Três Passos e Palmeira das Missões. Em FW, a primeira proposta foi rejeitada, em 2021, e agora, em novembro de 2024, conseguimos um feito histórico na Câmara, com a aprovação, em primeiro turno, deste Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que valorizará ainda mais o trabalho do vereador em benefício da comunidade – explicou o presidente Leandro Mazzutti, autor da proposição, que foi assinada pela maioria dos vereadores da Casa.

De acordo com a proposta, as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% da receita corrente líquida, do exercício anterior, um valor estimado de R$ 2,8 milhões do orçamento do município, que será dividido entre os 11 parlamentares da Casa, o equivalente a cerca de R$ 250 mil por vereador a cada ano. Deste montante, 50% deverá ser destinado a ações e serviços públicos de saúde. Além disso, é vedada a destinação para pagamento de pessoal ou encargos sociais.

No projeto original também estava prevista a criação das emendas de bancada, que acabou sendo retirada por meio de uma Emenda Modificativa e Supressiva, após uma reunião entre os líderes de bancada. 

 

Próximos passos

- Votação em segundo turno na Sessão Ordinária do dia 26 de novembro;

- Emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.

 

RESUMO DA SESSÃO

 

Matéria do Poder Legislativo:

Indicação Nº 32/2024 – Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal, ou secretaria competente, a instalação de iluminação pública na Avenida Santo Caeran (Vereadora Aline Ferrari Caeran).

Indicação Nº 33/2024 – Sugere ao Executivo Municipal, ou secretaria competente, a dedetização de toda a cidade (Vereadora Aline Ferrari Caeran).

Pedido de Providência Nº 47/2024 – Solicita ao Executivo Municipal a troca de lâmpadas queimadas da Rua Três, no Bairro São Francisco de Paula (Vereadora Aline Ferrari Caeran).

Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal Nº 001/2024 – Acrescenta os artigos 116-A e 116-A na Lei Orgânica do município de Frederico Westphalen, que instituem o orçamento impositivo (Aprovado, em 1º turno, com 10 votos).

 

Matéria do Poder Executivo:

Projeto de Lei Nº 097/2024 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder a desafetação de um lote de propriedade do município, localizado no Bairro Fátima, com o objetivo de sua cessão ao Sindicato dos Servidores Municipais (SindisFred), conforme já autorizado pela Lei Municipal Nº 4.917/2021 (Aprovado com 09 votos).

Projeto de Lei Nº 099/2024 – Altera dispositivo da Lei Municipal Nº 2.900, de 22 de fevereiro de 2005, responsável por reformular a estruturação e composição do Conselho Municipal de Saúde de Frederico Westphalen (Aprovado com 09 votos).