Projeto Diálogos vai até a UFSM para conhecer o trabalho e as demandas de mais uma importante instituição de ensino do município
Frederico Westphalen se destaca no interior do Estado por ser um Polo Regional de Educação. Tudo isso, graças às instituições de ensino que viram no município um grande potencial a ser desenvolvido nesta área. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também tem sua parcela de contribuição para essa referência. Com seu campus em FW criado em 2006, já são mais de 1,5 mil acadêmicos formados em 15 anos.
Como uma forma de valorizar essa importante instituição, bem como colocar o Poder Legislativo sempre à disposição da Universidade, a Mesa Diretora da Câmara visitou, no dia 23 de maio, os diretores da UFSM/FW, Braulio Otomar Caron e Eliane Pereira dos Santos. Participaram do momento, que integra o Projeto Diálogos, o presidente Leandro Mazzutti, o vice-presidente Belonir Vendruscolo, e os secretários Jorge Alan Souza e Raul Pazuch da Silva. “Vamos completar 16 anos em outubro e temos mais de 70% dos nossos ex-alunos trabalhando, alguns, inclusive, fizeram mestrado e doutorado e passaram em concurso aqui no campus. Então, ficamos muito felizes com isso, mostra o quanto a instituição está cumprindo seu papel de ser universidade pública, gratuita, e de qualidade, mesmo em meio todas as dificuldades”, afirmou Caron.
Atualmente, a UFSM/FW conta com seis cursos de graduação presenciais – Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Relações Públicas, Jornalismo e Sistemas da Informação –, dois de graduação na modalidade EAD, Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Pós-Graduação em Agronomia e Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação. “São mais de mil alunos, que estão contribuindo para a economia do município, seja pagando aluguel, mercado e usufruindo todos os serviços e infraestrutura que a cidade oferece”, destacou Eliane.
No encontro ainda foram dialogados sobre diversos assuntos, dentre eles, a viabilidade de mais cursos noturnos e a pluralidade da instituição. “Tem um estigma que a universidade federal ter partido, mas não é verdade, ela é plural, temos aqui todas as crenças e pessoas de todos os partidos. Precisamos quebrar o estigma que aqui são os comunistas, aqui a gente recebe todo mundo, pois é o nosso papel. Recebemos o apoio de muitas lideranças e de diversos partidos e isso é muito importante, pois a universidade precisa, é assim que ela se fortalece”, comentou a vice-diretora.
Entrega de ofício solicitando melhorias na iluminação pública nas proximidades do campus
Ao fim do encontro, o diretor do campus entregou um ofício nas mãos do presidente da Câmara, pedindo apoio do Legislativo para o atendimento de uma demanda da instituição no referente à iluminação pública.
Para auxiliar na demanda, um Pedido de Providência ao Executivo Municipal foi protocolado na Casa e lido na Sessão Ordinária da última terça-feira, 31 de maio. O documento escrito enfatiza a necessidade de a administração pública realizar a troca de lâmpadas no trajeto entre a BR-386 e o campus da UFSM.