Projeto Diálogos: Mesa Diretora visita nova sede do Conselho Tutelar de FW

por Ascom/Câmara FW publicado 11/04/2022 14h59, última modificação 07/10/2024 09h18
Órgão está atendendo a comunidade agora na Rua Rui Barbosa, na descida do Posto de Saúde Central
Projeto Diálogos: Mesa Diretora visita nova sede do Conselho Tutelar de FW

Visita ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11 (Foto: Gustavo Menegusso/Ascom Câmara FW)

Com o objetivo de conhecer as novas instalações do Conselho Tutelar de Frederico Westphalen, os integrantes da Mesa Diretora – presidente Leandro Mazzutti e vice-presidente Belonir Vendruscolo –, realizaram na manhã desta segunda-feira, 11, uma visita à nova sede do órgão, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 852, na descida do Posto de Saúde Central. A atividade integrou o Projeto Diálogos, criado no ano passado e retomado neste ano para ouvir a comunidade, entidades e empresas, acerca de suas demandas.

A nova sede apresenta um lugar mais espaçoso e aconchegante, oferecendo melhores condições de trabalho às conselheiras tutelares para o atendimento às famílias e às crianças e adolescentes. As melhorias eram uma reivindicação das titulares do Conselho, inclusive foram solicitadas ao Executivo Municipal pela vereadora Aline Ferrari Caeran, durante pronunciamento na Sessão Ordinária do dia 28 de setembro de 2021. “Havíamos feito uma visita à sede do Conselho Tutelar junto com demais colegas vereadores e percebemos que as conselheiras necessitavam de melhores condições de trabalho, inclusive de uma estrutura física mais adequada. O local era insalubre e possuía apenas duas salas”, lembrou a vereadora.

A nova sede

A mudança de endereço ocorreu há menos de duas semanas, após a aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores autorizando o Executivo Municipal a repassar um montante de R$ 17 mil para auxiliar na locação deste novo espaço. “Ficamos muito felizes de ver essa nova sede, que com certeza irá oferecer condições de trabalho mais favoráveis. É muito merecido por tudo o que vocês desenvolvem”, comentou Mazzutti.

Ainda com alguns ajustes a serem feitos, como acessibilidade, vaga de estacionamento próprio e placa de identificação com o nome do Conselho Tutelar, a nova sede possui uma sala própria para as conversas sigilosas, garagem para o carro, sala de arquivos, sala para as crianças, banheiro social, além da recepção. “Faltam alguns detalhes, já solicitamos a vaga com o Departamento Municipal de Trânsito e a placa, que será luminosa, deverá chegar ainda nesta semana”, explicou Ondina Reis da Silva.

Demandas

Além de Ondina, integra o Conselho Tutelar de Frederico Westphalen, Rubia Dal Puppo, Mariel Borba, Marta Gadonski e Luana Zanatta Alves. “Estamos sem suplente, pois ninguém quer assumir pelo baixo salário e o compromisso que é. Nossa remuneração é de R$ 1.888,00, incluso já o plantão (sobreaviso) mais R$ 230,00 de vale-alimentação. Na verdade, a população não enxerga o nosso trabalho, ele não é valorizado, mas na verdade ele é fundamental, pois se não fizermos um bom atendimento e o encaminhamento certo pode-se comprometer toda a rede”, afirmou Mariel. “É um trabalho difícil, que envolve situações sérias e delicadas”, acrescentou Ondina.

Após o diálogo, os vereadores agradeceram a receptividade e colocaram à Casa do Povo à disposição do Conselho Tutelar, destacando que as reivindicações serão levadas aos demais integrantes da Mesa Diretora e líderes de bancadas.