Projeto de Lei sobre planejamento estratégico do Museu Municipal é tema de encontro com representantes do Conselho de Cultura
Representantes do Conselho Municipal de Cultura estiveram na Câmara de Vereadores na terça-feira, 7 (Foto: Gustavo Menegusso)
Em tramitação na Câmara de Vereadores desde outubro do ano passado, o Projeto de Lei (PL) Nº 108/2022, de autoria do Poder Executivo e que dispõe sobre o planejamento estratégico do Museu Municipal, foi tema de um encontro entre o presidente do Legislativo, Raul Pazuch da Silva e representantes do Conselho Municipal de Cultura (CMC). O diálogo ocorreu na terça-feira, 7, e contou com a participação da presidente do CMC, Eloísa Sampaio e a segunda-secretária do Conselho, Juliane Coelho Piovesan.
Na oportunidade, Eloísa e Juliane trouxeram pessoalmente uma resposta ao Ofício que foi encaminhado pela Câmara ao Conselho, juntamente com o PL Nº 108/2022. De acordo com a presidente do CMC, o projeto em questão foi debatido em reunião do Conselho Municipal na sexta-feira, 3. No ofício, o CMC apresentou algumas considerações e sugestões para que a proposição de lei possa ser apreciada pelo Poder Legislativo.
Atualmente, o Museu Municipal Wülson Jeovah Lütz Farias está temporariamente alocado em um dos prédios da URI/FW, até que seja construído ou qualificado novo espaço público para sua realocação.
Pazuch agradeceu a visita das representantes do CMC e a atenção dada ao projeto e destacou a importância de o Poder Legislativo dialogar com os Conselhos Municipais sobre demandas da comunidade.
O Projeto de Lei Nº 108/2022
O PL visa autorizar o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Fomento com a URI/FW, para a realização do projeto “Planejamento Estratégico do Museu Municipal”. Em contrapartida, caberá à universidade realizar o levantamento patrimonial para determinar se todas as peças estão inventariadas e catalogadas pelo Museu Municipal; firmar o espaço das exposições como local de resgate histórico e manutenção de memória a partir de mostra permanente e de proposições curatoriais trimestrais; promover ações como: rodas de conversa, filmagens, entrevistas, visando reafirmar a importância da história de Frederico Westphalen e revalidar a noção de pertencimento aos munícipes, dentre outras ações.
Acesse o PL Nº 108/2022 aqui!