Presidente do legislativo participa de reunião no MP sobre a UTI

por Ascom/Câmara FW publicado 07/05/2021 18h22, última modificação 07/05/2021 18h22
Objetivo do encontro é viabilizar recursos para evitar o fechamento da unidade
Presidente do legislativo participa de reunião no MP sobre a UTI

Diálogo proposto buscou a construção de uma solução para a sustentabilidade do hospital e da UTI - Foto: Heloise Santi

Na tarde desta sexta-feira, 7, o presidente do legislativo, Jorge Alan Souza, participou de uma audiência, com o objetivo de ser um diálogo colaborativo, na sede do Ministério Público (MP), para tratar sobre formas de viabilizar financeiramente a Unidade de Terapia Intensiva (UIT) do Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen evitado o seu fechamento.

De acordo com a direção do HDP há necessidade de um repasse mensal de R$ 300 mil para complementar os valores hoje repassados pelo Ministério da Saúde (MS), hoje em torno de R$ 93 mil mensais. “Desde a abertura da UTI houve um comprometimento do executivo de que seriam aportados valores para a manutenção do serviço” disse Jaime Vitalis, Presidente da instituição.

Propositor do encontro o promotor João Pedro Togni, argumentou que o município não pode retroceder. “É inaceitável, é inegociável trabalharmos com a ideia de retrocesso de um direito fundamental que é a saúde da população e coletiva”, salientou. Junto com ele o coordenador do Tribunal de Cotas do Estado (TCE) local, Gerson Batistella que salientou a necessidade de encontrar de forma conjunta alternativas em busca de uma solução para a manutenção do serviço.

O vereador colocou a casa legislativa a disposição para aprovação de propostas que auxiliem a casa de saúde e também expôs as formas de auxilio que o legislativo tem acesso. “Estamos trabalhado para a implementação das emendas impositivas, em que metade do recurso serão destinados para a saúde. Também temos as sobras da Câmara, que podem ser devolvidas e repassadas ao HDP, porque nosso entendimento é que a UTI precisa ser mantida pela importância para a comunidade”, disse.

Ficou acordado ao final da audiência que será feito uma reforma estatutária no HDP, além de planejamento estratégico e metas da gestão, será implementado sistema de transparência do uso de recursos e o MP se propôs, mais uma vez, a mediar um diálogo com os municípios da região em busca de valores para a Unidade. O executivo municipal, por sua vez, terá até a próxima quinta-feira, 13, para se manifestar quanto ao valor que poderá ser aportado para o não fechamento do serviço de UTI no HDP.

Participaram da reunião, também, o prefeito José Alberto Panosso, o vice-prefeito, João Vendrusculo, as secretárias da saúde Tais Candatem e da fazenda Simone Duarti, a coordenadora regional da saúde Marly Vendrusculo, também representando o HDP Roselei Enderle e Elio Pacheco, assessorias jurídicas, imprensa e servidores da 2º Coordenadoria Regional de Saúde.