Presidente da Casa Legislativa conhece demandas do Sindicato Rural
Prosseguindo o roteiro de visitas institucionais, iniciado ainda no mês de janeiro, o presidente do Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Leandro Mazzutti, foi conhecer nesta semana o trabalho do Sindicato Rural. Em nova sede desde fevereiro de 2020, a entidade está localizada na rua Monsenhor Vitor Batistella, no bairro Barril.
Mazzutti, acompanhado do seu assessor pessoal, Joselito Ambrozi, foi recepcionado pelo presidente do Sindicato, Danilo Eugênio Vanzin e o vice-presidente, Luiz Saulo de Pelegrin. Durante o encontro, que ocorreu na terça-feira, 15, a diretoria explicou sobre o funcionamento da entidade, que já existe há aproximadamente 50 anos no município, mas atende também outras 13 cidades da região. “Nosso foco de trabalho é a operacionalização de cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Então, em parceria com as Secretarias de Educação e Agricultura dos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), cooperativas, dentre outros, conseguimos oferecer esses cursos à comunidade rural”, explica Vanzin.
Para a viabilização dos cursos é necessário que os municípios consigam organizar as turmas, com o mínimo de participantes exigidos, e auxiliar, se necessário, com os materiais para o desenvolvimento das atividades. “Temos cursos, por exemplo, que somente intermediamos a vinda do instrutor do Senar, já existem alguns, como os de artesanato, que aí então há a contrapartida para a aquisição das ferramentas para os trabalhos práticos”, detalha o presidente.
Ao fim do encontro, Mazzutti colocou a Câmara de Vereadores à disposição do Sindicato Rural tanto para divulgação dos cursos, como também para apoiar a realização destas capacitações para os agricultores e filhos de produtores rurais. “Os cursos são gratuitos, então não podemos perder essa oportunidade de qualificarmos os jovens trabalhadores rurais, que serão o futuro do campo. Seremos parceiros sempre deste trabalho”, afirma Mazzutti.
Agro Fraterno
Vanzin também comentou sobre a destinação de cestas de alimentos para famílias rurais carentes de Frederico Westphalen, nos últimos meses, que o Sindicato Rural fez a partir da campanha Agro Fraterno. A iniciativa integra um movimento liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelas entidade do Instituto Pensar Agro (IPA), para auxiliar as famílias necessitadas atingidas pela pandemia de Covid-19.
Texto e foto: Gustavo Menegusso/Ascom Câmara FW