Poder Legislativo reconhece os 55 anos de atuação do Promenor

por Gustavo Menegusso publicado 10/06/2024 09h05, última modificação 07/10/2024 09h18
Moção de Aplausos foi entregue à direção da entidade na quinta-feira, 6
Poder Legislativo reconhece os 55 anos de atuação do Promenor

Moção foi entregue na quinta-feira, 6 (Foto: André Santos)

A Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor) comemorou no dia 13 de março de 2024 seus 55 anos de atuação. Como forma de reconhecimento ao trabalho prestado por essa importante entidade do município, o Poder Legislativo aprovou uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Jorge Alan Souza, mas assinada pelos parlamentares de todas as bancadas.

A entrega da Moção ocorreu quinta-feira, 6, na sede do Promenor, localizada no Bairro Fátima, com as presenças da atual presidente, Julia Batistella e da diretora da entidade, Daniela Stasiak Borella, além do presidente da Câmara, Leandro Mazzutti, os vereadores, Belonir Vendruscolo e Jorge Alan Souza e assessores de bancada. “A gente quer agradecer as pessoas que criaram esse projeto, que trabalharam durante todos esses anos e a vocês que estão à frente do Promenor neste momento, uma entidade que está sempre evoluindo. Contem sempre como a Câmara de Vereadores para o que precisarem", destacou o propositor da homenagem.

Atualmente, a entidade atende cerca de 80 crianças, de 4 a 12 anos, provenientes dos bairros com maiores índices de vulnerabilidade social do município, sempre no contraturno da escola. Neste espaço, elas podem participar de oficinas de informática, esportes, reforço escolar, além de receberem café da manhã, almoço e lanche da tarde.

“Eu quero agradecer imensamente por terem lembrado da entidade neste momento especial em que estamos comemorando 55 anos de história. O Legislativo de FW sempre nos apoiou e esperamos poder contar continuar contando com vocês”, destacou Julia.

55 anos de trabalho em prol de crianças em vulnerabilidade social

Em 13 de março do ano de 1969, no salão de festas do Clube Recreativo e Cultural Harmonia, conforme convocação de Nelson Pigatto, presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, mais de 100 pessoas de diversas classes da sociedade local se reuniram com o objetivo de fundar a Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor).

A primeira diretoria da entidade foi eleita no dia 20 de março de 1969 tendo como presidente, Giácomo Librelotto; vice-presidente, Nelson Pigatto; 1º tesoureiro, Alfredo Locatelli; 2º tesoureiro, Wilson Jeovah Lutz Farias; 1º secretário, Darcy Lutz Farias; 2º secretário, Silvério Erbes, além do Conselho Eletivo, composto por vários membros.

A instituição é portadora de certificado de entidade beneficente de assistência social, registrada junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e também no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica).

Foi com o trabalho de muitas mãos e com muitas histórias de vida que a comunidade teve e segue tendo relação com o Promenor ao longo destes 55 anos. Atualmente, a entidade atende cerca de 80 crianças – de 04 a 12 anos e provenientes dos bairros com maiores índices de vulnerabilidade social do município – sempre no contraturno da escola, e é neste espaço, que elas podem participar de oficinas de informática, esportes, reforço escolar, além de receberem café da manhã, almoço e lanche da tarde. Desta forma, através da educação e orientação profissional, o Promenor oferece uma melhor qualidade de vida para os que frequentam, bem como também para suas famílias, investindo, assim, no desenvolvimento saudável do ser humano, para que o caminho seja inverso ao da criminalidade, drogadição e abandono.

Os trabalhos na instituição são realizados de forma voluntária por muitas mãos, desde empresas, entidades, instituições de ensino, Clubes de Serviço como os Rotary’s e Lions Clube e população em geral. Como a entidade não tem renda mensal fixa e depende de doações, uma das alternativas encontradas é a elaboração de projetos visando a obtenção de recursos para manter e dar continuidade aos trabalhos ali realizados. Sendo já contemplados com recursos do Criança Esperança, do Judiciário, Ministério Público, Lei de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo à Cultura.

Hoje, está à frente da entidade a seguinte diretoria: presidente, Julia Martalena Batistella; vice-presidente administrativo, Vagner Paloschi Pastorio; suplente de vice-presidente, Joao Paulo Maziero; vice-presidente financeiro, Flávio Trennepohl; suplente de Financeiro, Liliane Ribolli Da Silva; 1ª secretária, Cleci Ribolli; 2ª secretária: Luciane Munaretto; vice-presidente patrimonial, Feliciano de Moura e vice-presidente social e cultural: Heloise Santi.