Poder Legislativo reconhece os 40 anos de fundação do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo

por Gustavo Menegusso publicado 23/11/2023 16h03, última modificação 07/10/2024 09h18
Moção de Aplausos foi entregue na quarta-feira, 22, dia do aniversário da entidade

Moção de Aplausos foi entregue à diretoria do Lar dos Idosos na quarta-feira, 22 de novembro (Foto: Gustavo Menegusso)

Como uma forma de agradecer todo o trabalho de acolhimento e auxílio prestado pelo Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, ao longo de suas quatro décadas de existência, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen aprovou, neste mês, uma Moção de Aplausos à entidade.

A entrega da homenagem ocorreu na quarta-feira, 22 de novembro, dia do aniversário do Lar, com as presenças dos vereadores Leandro Mazzutti, propositor da Moção, Belonir Vendruscolo e Jacques Douglas de Oliveira, além dos assessores de bancadas, a nova presidente do Lar dos Idosos, Marcia Faccin, acolhidos que residem no local, funcionários e demais integrantes da diretoria da entidade. “Nada mais justo que nós vereadores elaborarmos e entregarmos essa Moção de Aplausos para a entidade, para a diretoria, pelo trabalho voluntário que é desenvolvido, principalmente nesse cuidado com as pessoas idosas”, destacou Mazzutti.

Em nome do Lar dos Idosos, a presidente agradeceu a homenagem do Poder Legislativo. “Eu agradeço muito o apoio de sempre dos nossos vereadores, na aprovação de projetos em prol do Lar dos Idosos, inclusive com repasses de recursos. Então, nós enquanto diretoria estamos sempre abertos para você virem visitar e falarem dessa instituição que tanto bem já fez pela região”, disse Marcia.

40 anos de atuação

O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo completou 40 anos de fundação no dia 22 de novembro de 2023, após já ter acolhido centenas de idosos da nossa comunidade e da região.

O Lar sempre primou e prima em oferecer um atendimento humanizado para os idosos, realizando relevantes serviços no que tange aos cuidados com as pessoas idosas, tendo sido um dos primeiros locais a oferecer esse serviço na região do Médio Alto Uruguai, graças a visão e trabalho de seus idealizadores.

Criado em 22 de novembro de 1983, a Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI), é mantida por membros Vicentinos, com apoio da comunidade local. A instituição sempre pautou e pauta seu trabalho pelos princípios e valores que regem os Vicentinos e desempenha papel fundamental para o município de Frederico Westphalen e região, oferecendo às famílias que não possuem condições de cuidar ou manter o idoso em casa, inclusive disponibilizando vagas sociais.

Atualmente, a instituição é reconhecida em Frederico Westphalen, bem como em toda região do Médio e Alto Uruguai, como uma importante entidade de Assistência Social, que busca assegurar programas/projetos e serviços socioassistenciais de forma articulada na perspectiva da autonomia, da garantia de direitos dos idosos acolhidos e na existência de processos participativos. Suas ações vêm promovendo conquistas no âmbito dos direitos humanos, mudanças de comportamento para o exercício da cidadania, o desenvolvimento do protagonismo e participação de todos idosos acolhidos.

Desta forma, páginas da história desta instituição vêm sendo escritas com muita dedicação e amor por todos os envolvidos, a fim de propiciar aos idosos o envelhecimento de forma ativa e saudável, onde a longevidade não significa apenas viver mais e sim melhorar a qualidade de vida em todos os seus estágios, primazia, em todo o histórico de 40 anos de fundação da instituição do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.