Poder Legislativo reconhece os 30 anos da Escola Estadual Verginio Cerutti

por Gustavo Menegusso publicado 25/06/2024 14h55, última modificação 07/10/2024 09h18
Moção de Aplausos foi entregue à direção da instituição na segunda-feira, 24
Poder Legislativo reconhece os 30 anos da Escola Estadual Verginio Cerutti

Moção de Aplausos foi entregue na segunda-feira, 24 (Foto: André Santos)

Os 30 anos de história da Escola Estadual Verginio Cerutti (CIEP), comemorados no dia 27 de maio, foram lembrados pelo Poder Legislativo de Frederico Westphalen com uma Moção de Aplausos. A entrega da homenagem ocorreu na segunda-feira, 24, nas dependências da instituição, no Bairro Aparecida, com as presenças do presidente da Câmara e propositor da Moção, Leandro Mazzutti e do vereador suplente do MDB, Lauro Luiz Chielle.

A Moção de Aplausos foi recebida pela diretora, Sandra Guedes; a vice-diretora, Marlene Pires, além de professores e alunos. “Nestes 30 anos, todo mundo que trabalhou aqui buscou sempre fazer o melhor pela comunidade, porque os alunos que saem da escola vão para o Ensino Médio e para o mercado de trabalho, representando a sociedade em todos os setores. Por isso, o objetivo da escola é melhorar a sociedade sempre, não somente ensinando conteúdos, mas também trabalhando valores, o ser humano como um todo. Então, muito obrigado à Câmara de Vereadores por esse reconhecimento”, comentou a diretora.

Um legado na Educação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti (CIEP) foi criada através do Decreto Nº 34.772 de 11 de fevereiro de 1993, teve publicada sua autorização de funcionamento no dia 27 de maio de 1994, iniciando suas atividades em 13 de março de 1995.

Até o dia 27 de maio de 2014 desenvolveu suas atividades como escola regular. A partir de 28 de maio do mesmo ano passou a ser Escola de Tempo Integral. É a instituição pioneira do município a oferecer a Educação de Tempo Integral, do 1º ao 9º ano, modalidade em que os alunos perfazem uma carga horária diária de 9 períodos de aula, baseados numa matriz curricular formada pelos componentes da formação geral básica e componentes do aprofundamento curricular, dentro das quatro áreas do conhecimento. Os alunos, também, recebem quatro refeições, incluindo o almoço.

Os CIEPs tiveram origem no governo Leonel Brizola, de 1983 a 1987, idealizados e coordenados pelo professor Darci Ribeiro. CIEP quer dizer Centro Integrado de Educação Pública. Já o nome “Vergínio Cerutti” foi dado em homenagem ao senhor Vergínio Cerutti, nascido no dia 17 de abril de 1901, pelo destaque, contribuição e atuação em diversos setores do comércio e na política.

A escola comemora seu aniversário no dia 27 de maio e neste ano de 2024 completou 30 anos de atividades. A filosofia da instituição é: “Formar sujeitos conscientes, transformadores da realidade, construtores de sua própria história, respeitando os valores éticos, morais, religiosos e de cidadania”. O educandário atende, hoje, 220 alunos do 1º ano a 9 ano do Ensino Fundamental e 44 da Pré-escola, em regime de parceria com a rede municipal; conta com um quadro de 23 professores e 13 funcionários.

A escola possui uma área de 10.000 m², com área construída de 4.200m², tendo todas as salas de aula e salas administrativas e pedagógicas climatizadas, ginásio de esportes climatizado, amplo refeitório, quadra esportivas externa, pracinha de brinquedos, horta, pomar e amplo pátio externo. Junto à escola, em parte cedida pela instituição, há mais de 20 anos funciona também a Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).