Poder Legislativo realiza 1ª Sessão Ordinária com intérpretes de Libras

por Ascom/Câmara FW publicado 28/08/2022 11h59, última modificação 07/10/2024 09h18
Com depoimentos emocionantes na Tribuna Popular, momento histórico ocorreu na terça-feira, 23, durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Poder Legislativo realiza 1ª Sessão Ordinária com intérpretes de Libras

Sessão com intérpretes de Libras ocorreu na terça-feira, 23 de agosto (Foto: Gustavo Menegusso)

A 26ª Sessão Ordinária de 2022 entrou para a história do município e da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen ao ser a primeira sessão transmitida na Língua Brasileira de Sinais. O momento foi acompanhado por centenas de frederiquenses e pessoas da região, que estiverem presentes no Plenário Hilário Piovesan ou assistiram de forma on-line pela FWTV.

Desde o boa noite inicial até a tradicional frase do presidente “Declaro encerrada a presente sessão”, passando pela leitura e aprovação dos projetos, comentários dos vereadores e a Tribuna Popular, tudo foi traduzido por quatro intérpretes de Libras do Instituto Federal Farroupilha (IFFar/FW). “O momento aconteceu graças às tradutoras/intérpretes de Libras do IFFar/FW, Angela Padilha, Carine Melo, Angélica Pozzer e Tiara Riquelme, que se disponibilizaram voluntariamente. Então, queremos deixar o nosso muito obrigado ao IFFar e a cada uma destas profissionais pela disponibilidade e dedicação”, comentou o presidente da Casa, Leandro Mazzutti.

Tribuna Popular emociona comunidade com histórias de vida de pessoas com deficiência

Um dos momentos mais marcantes da Sessão Ordinária foi a Tribuna Popular, que foi dedicada a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade, Saulo Augustini, colaborador da Caixa de FW, e o estudante do IFFar/FW, André Gabriel Rockenbach, relataram suas histórias de vida, desafios e conquistas.

Na Tribuna, Saulo explicou que sua deficiência é congênita, de nascença, agradeceu ao convite para o espaço e também falou da importância da família. “Eu incluo a família neste tema, porque ela é a primeira estrutura, e aonde você vai ter os primeiros contatos e começar a tua vida”, relatou Saulo.

Já o estudante do IFFar se comunicou com o público por meio da Língua de Sinais e teve seu relato traduzido pela tradutora Angela Padilha. “Eu gostaria de agradecer a participação e explicar para vocês o que significa o Surdo. Por que Surdo? Eu acredito que a vida, essa vida tem diferentes significados para nós humanos. Por que um significado? Porque a prática de aprender a viver precisa também da empatia e do respeito pelas pessoa”, relatou André.

Após os depoimentos, Angela também utilizou o espaço da Tribuna para falar de um projeto que foi entregue na Casa visando atender uma criança que necessita de uma intérprete de Libras na sala de aula. “Com certeza, a Câmara vai analisar com carinho esse projeto quando ele vir do Executivo. Sobre as traduções em nossas próximas sessões, vamos ver a forma legal e trabalhar para que isso aconteça de forma definitiva”, comentou o vereador Raul Pazuch da Silva.

RESUMO DA SESSÃO

Matéria do Poder Legislativo:

- Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2022: Autoriza a implantação de adequação do Sistema de Controle Legislativo e disciplina a sua utilização no âmbito da Câmara de Vereadores (Aprovado por unanimidade).

- Pedido de Providência nº 16/2022: Aponta a necessidade de mais de guardas para melhorar a segurança do Cemitério Municipal.

Matéria do Poder Executivo:

- Projeto de Lei n° 069, de 22 de julho de 2022: Autoriza o Executivo a realizar a contratação de profissionais para área da Saúde – um técnico em enfermagem, um monitor de oficina de artes, um servente, dois motoristas e um enfermeiro – (Aprovado por unanimidade).

- Projeto de Lei n° 070, de 22 de julho de 2022: Altera a redação do § 2°, do art. 61 da Lei Municipal nº 3.286, de 27 de junho de 2008, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município, visando regulamentar os lotes constantes em frente às zonas de interesse especial (Aprovado por unanimidade).

- Projeto de Lei n° 077, de 03 de agosto de 2022: Autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir R$ 7 mil em recursos financeiros, através de Termo de Fomento, à entidade sem fins lucrativos, a Associação de Lutas do Médio Alto Uruguai (ALMAU) (Aprovado por unanimidade).