Poder Legislativo promove Sessão Solene nesta quarta-feira para valorizar a cultura gaúcha

por Ascom/Câmara FW publicado 14/09/2022 09h42, última modificação 07/10/2024 09h18
Evento ocorre na Câmara de Vereadores, às 19 horas, e será marcado pela entrega de homenagens a tradicionalistas do município

“Foi o Vinte de Setembro, o precursor da liberdade”! Já se passaram 187 anos da Revolução Farroupilha, um dos acontecimentos mais importantes da História do Rio Grande do Sul. Para lembrar deste momento histórico e também daqueles personagens que deram continuidade a preservação e valorização da cultura gaúcha, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen irá promover uma Sessão Solene nesta quarta-feira, 14, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, serão concedidas duas homenagens a tradicionalistas do município.

Uma das honrarias é a Condecoração Mérito Farroupilha Barril, que irá reconhecer sete personalidades de FW que contribuíram ou ainda auxiliam na preservação e desenvolvimento da cultura gaúcha no âmbito do município. Nesta primeira edição, os indicados pelo Legislativo, em parceria com as entidades tradicionalistas, foram Marino Gausman, Valmor Pavan, Judite Maria Caovilla Uez, monsenhor Leonir Fainello, Rui Volkweis, Irineo Ernst (Zé Campeiro) e Volmar João Tauffer.

A Casa Legislativa também entregará uma Moção de Aplausos aos cavalarianos Alessandro Kraftzuck, Alicildo José dos Passos, José Heck, Marino Gausman, Miguel Girardi, Oldemar Sabino, Roberto Carlos Gonçalves Cunha e José Leonel Batanolli de Lima, por todos os seus serviços prestados em prol do Movimento Tradicionalista Gaúcho e em especial ao movimento tradicionalista frederiquense. Estes oito cavalarianos foram responsáveis por levarem a Chama Crioula de FW até a cidade Farroupilha, onde ocorreu, em agosto, o 70º Congresso Tradicionalista. No total, foram 12 dias na estrada, percorrendo mais de 460 quilômetros.

O evento integra a programação do 42º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen, que iniciou na terça-feira, 13, com a Missa Crioula, e prossegue até o dia 20 de setembro. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento gaudério e de valorização da cultura do nosso Rio Grande.