Poder Legislativo entrega Condecoração Mérito Farroupilha Barril a sete incentivadores da cultura gaúcha

por Ascom/Câmara FW publicado 15/09/2022 20h45, última modificação 07/10/2024 09h18
Durante Sessão Solene realizada na noite da quarta-feira, 14, também foi entregue uma Moção de Aplauso aos Cavalarianos da Chama Crioula
Poder Legislativo entrega Condecoração Mérito Farroupilha Barril a sete incentivadores da cultura gaúcha

Tradicionalistas foram homenageados em Sessão Solene (Foto: Gustavo Menegusso)

“Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra”. Pela voz de Rui Antônio Volkweis, o Hino Rio-Grandense ressoou no Plenário Hilário Piovesan na noite da quarta-feira, 14, palco de mais uma Sessão Solene do Poder Legislativo de Frederico Westphalen. Com a Câmara de Vereadores ornamentada com elementos da cultura gaúcha, a “Querência do Povo” acolheu os tradicionalistas e seus familiares, além da gauchada em geral, para um momento “loco de bueno” da programação do 42º Acampamento Farrapo do município.

Inicialmente, as homenagens direcionaram-se para os oito cavalarianos encarregados de levar a Chama Crioula do Barril até Farroupilha, onde ocorreu, em agosto, o 70º Congresso Tradicionalista. No total, foram 12 dias na estrada, percorrendo mais de 460 quilômetros, com chuva e sol no lombo e frio de “renguear cusco”.

Após a entrega da Moção aos cavalarianos ou representantes, que também receberam um certificado do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) pela participação nesta Cavalgada histórica, iniciou a cerimônia de concessão da Condecoração Mérito Farroupilha Barril. A honraria foi uma proposição do Legislativo de FW, por meio do presidente Leandro Mazzutti, que também contou com o apoio de todos os vereadores. “É uma iniciativa da Câmara, que com certeza se perpetuará na história sendo seguida anualmente com novos homenageados. O objetivo é enaltecer pessoas que valorizaram a cultura gaúcha no âmbito do nosso município. Destaco que a realização desta homenagem contribui fortemente para a valorização das nossas origens demonstrando que a Câmara Municipal possui grande apreço pelos valores do povo gaúcho”, enalteceu Mazzutti.

A solenidade reuniu diversas autoridades tradicionalistas, como o patrão do CTG Rodeio da Querência, Pedro Luiz Gutkoski; a presidente da Associação Farroupilha Frederiquense, Mirtes Quadro; o coordenador da 28ª Região Tradicionalista (RT), João Arlindo Rembold, além do prefeito José Alberto Panosso, homenageados, familiares, imprensa e comunidade em geral.

Veja como foi a Sessão Solene aqui!

Os homenageados

Condecoração Mérito Farroupilha Barril

Marino Gausman

Valmor Pavan

Judite Maria Caovilla Uez

Monsenhor Leonir Fainello

Rui Volkweis

Irineo Ernst (Zé Campeiro)

Volmar João Tauffer


Histórico dos homenageados com a Condecoração Mérito Farroupilha Barril

Marino Gausman

Nascido em Palmitos, Santa Catarina, em 1957, Marino Gausman cuidava do CTG Porteira do Oeste até que em 2003, por convite do patrão do CTG Rodeio da Querência, Lídio Signori, resolveu cruzar a ponte do Rio Uruguai. Em solo gaúcho, teve a oportunidade de trabalhar na sede campeira, onde cuidava dos cavalos, do trato dos animais, na lida do dia a dia. Ficou à frente deste serviço de 2003 a 2008 e de 2015 a 2019.

Gausman também tem um histórico de participação em cavalgadas, onde participa desde 1986, somando já mais de sete mil quilômetros. A quilometragem percorrida já lhe rendeu o título da Cavaleiro Farroupilha. Agora, ele almeja chegar nos próximos anos a marca dos 10 mil quilômetros, em busca da outorga máxima, a de Cavaleiro Monarca.

Essa sua dedicação de levar a tradição pelo mundo afora fez com que Gausman também recebesse neste ano a Moção de Aplauso, por ser um dos cavalarianos que auxiliou a levar a Chama Crioula até a cidade de Farroupilha. Além deste reconhecimento, por sua simplicidade, que representa o gaúcho da lida, que cuida do animal, também recebeu do Poder Legislativo a Condecoração Mérito Farroupilha Barril.

 

Rui Antônio Volkweis

Natural de Santa Rosa, Rui Antônio Volkweis mudou para Frederico Westphalen desde 1974, cidade onde teve a oportunidade de vivenciar a cultura gaúcha na sua mais pura essência. Seu Rui sempre gostou da tradição gaúcha, tanto de dança como também da campeira. Na década de 1980, quando o nosso também homenageado Valmor Pavan assumiu como patrão do CTG Rodeio da Querência foi convidado a integrar a patronagem, inicialmente como o primeiro Xiru das Falas do CTG, passando praticamente por todas as secretarias e cargos, até ser patrão.

Já são mais de 40 anos dedicados à cultura, sempre colaborando com todas as forças, até financeiramente muitas vezes, auxiliando no transporte para viagens a rodeios e encontros artísticos. Fez parte do folclore do CTG, tocando violando e cantando ao lado da esposa Alice enquanto os filhos dançavam nas invernadas e até mesmo depois.

Seu Rui foi o primeiro patrono homenageado do Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen e sempre esteve à frente da organização dos cantos tradicionalistas das Missas Crioulas. Aliás, sempre emprestou sua voz para levar os ecos da tradição por querências afora, seja em eventos presenciais ou em programas de rádio. Nesta Sessão, inclusive tivemos o prazer de ouvi-lo tocando e cantando nosso Hino Rio-Grandense mais uma vez, fechando com chave de ouro o evento solene.

É por esse legado de mais de quatro décadas dedicadas ao CTG e a cultura gaúcha, que o Poder Legislativo homenageia Seu Rui, que também foi vereador desta Casa, com a Condecoração Mérito Farroupilha Barril.

 

Volmar João Tauffer

No dia 8 de julho de 1947, no interior de Passo Fundo, nasceu o peão gaúcho e amante da tradição gaúcha, Volmar João Tauffer, filho de Izaias Olivo e Olinda Maria Mocini. Ao lado dos irmãos Ivone e Edemar José, trabalhou na roça até os 22 anos para ajudar no sustento da família, tendo em vista a morte do pai ainda quando tinha seis anos.

Após, foi morar e trabalhar na cidade. Em 1973 veio conhecer Frederico Westphalen e região, cidade que escolheu para morar com a esposa Maria Salete Rodrigues Freitas e constituir sua própria família. Neste chão, realizou o sonho de ter o seu próprio negócio.

O envolvimento com a cultura gaúcha começou ainda em Passo Fundo, no ano de 1968, quando participou de um grande rodeio crioulo e passou a integrar aos CTGs. O primeiro CTG em que se associou foi Osório Porto do Patrão Ulisses Camargo. Foi ali que conheceu diversos artistas famosos, entre eles Teixeirinha, José Mendes e Gildo de Freitas. Aqui em Frederico, tem marcado presença e acompanhado o acampamento farrapo desde o tempo que era realizado na Brigada Militar.

Atualmente, Tauffer é sócio Patrimonial do CTG Rodeio da Querência, título adquirido na Patronagem do Patrão Valmor Pavan. Aqui, participou ativamente da aquisição da área campeira, foi parceiro de muitos patrões, trabalhando braçalmente para adequar o Parque de Rodeios. Houve um tempo, que nem nos fins de semana não tirava a pilcha, nem para ir ao banheiro.

Por essa história de envolvimento com a tradição gaúcha é que Volmar João Tauffer também recebeu do Poder Legislativo de Frederico Westphalen, a Condecoração Mérito Farroupilha Barril.

 

Monsenhor Leonir Fainello

Nascido em 12 de novembro de 1959, em Planalto, Leonir Fainello é o filho mais velho de Angelo e Lidivina. Durante a adolescência e juventude trabalhou na lavoura, como lenhador, vendedor de picolé e de frutas, carpinteiro e dois anos como auxiliar de escritório. Aos 18 anos, resolveu largar o trabalho e ingressar no Seminário para ser padre. Foi ordenado diácono em 1985, na sua cidade natal, e sacerdote no dia 29 de junho de 1986, na Catedral Santo Antônio, ou seja, 36 anos de vida sacerdotal).

Fainello veio trabalhar em Frederico Westphalen em 1987, como vigário paroquial, onde desde então atuou na implantação de vários Movimentos da Igreja, dentre eles o CLJ da Diocese.

Como sacerdote, representou a Diocese e o Brasil em encontros Mundiais das Famílias. A Família, aliás, sempre foi uma de suas bandeiras, assim como o CTG, entidade que sempre defendeu. Foi coordenador da Pastoral Familiar do Rio Grande do Sul e também participava de encontros Brasil afora, onde divulgava o tradicionalismo e o CTG, “por ser uma organização que reunia os pais e filhos numa convivência bonita e harmoniosa e onde havia o respeito”.

Pároco da Catedral desde janeiro de 2000, participou de eventos do CTG e também como diretor espiritual, acompanhando as invernadas no Enart, concursos, sempre abençoando e até fazendo retiros com os adolescentes e jovens. Nas Semanas Farroupilhas, também era o responsável por rezar a Missa Crioula, que abria a programação. Já foram dezenas de missas tradicionalistas presididas, inclusive neste ano na abertura do 42º Acampamento Farrapo.

Pela defesa do CTG e dos costumes da tradição gaúcha é que monsenhor Leonir Fainello foi um dos homenageados pelo Poder Legislativo com a Condecoração Mérito Farroupilha Barril.

 

Judite Caovilla Uez

Natural de Casca, nesta Província Rio-grandense, Judite Maria Caovilla Uez mudou-se para o Barril ainda na década de 1950. Desde criança, dedicou amor às tradições gaúchas, com o incentivo do pai, Henrique Caovilla, grande conhecedor da história do Rio Grande do Sul. Com isso, despertou o amor que sente por esta terra. Seus primeiros passos na tradição foi pertencer à invernada artística e nela exercer atividades, como cantar em programas de rádio, em dupla com sua irmã Zaira e integrar o grupo de danças folclóricas. Ela fez parte da equipe diretiva do CTG Pé no Chão, fundado em 1957, e parte dos membros fundadores do CTG Rodeio da Querência, em 1973, ao lado do esposo Helio Uez, que também foi patrão do CTG.

Um curso de formação de instrutores realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, em Porto Alegre, levou-a assumir o Departamento Artístico do CTG Rodeio da Querência, coordenando as invernadas e atuando por 11 anos, oportunidade em que participou de encontros e concursos de danças regionais e estaduais, enaltecendo o nome do CTG e profissionalizando o Departamento Artístico da entidade. Também atuou em outros CTGs da região.

Em 2019, foi homenageada como patrona do 41º Acampamento Farrapo, de Frederico Westphalen. Também coordenou um grupo de danças gaúchas no Sesc e participou do coral italiano Unicanto. Além do legado à cultura, também contribuiu na área da educação, atuando como professora e diretora na Escola Cardeal Roncalli e na Escola Auxiliadora

 “O passado nunca morre. Vive dentro de nós. No amor ao passado e no respeito à tradição, cumpriremos nossa missão. Temos que estar prontos”.

Com seu empenho, muito contribuiu para o desenvolvimento da região e das entidades que a compõem, por isso Judite Maria Caovilla Uez também é uma das homenageadas do Poder Legislativo com a Condecoração Mérito Farroupilha Barril 2022.


Irineu Ernst (Zé Campeiro)

Gaúcho de Tucunduva, Irineu Ernst, popular Zé Campeiro, mudou-se ainda criança para São Miguel do Oeste, onde foi gaiteiro do “CTG Porteira Aberta”, primeiro CTG do Estado de Santa Catarina, fundado em 1959. Na cidade, também tinha um programa de música ao vivo na rádio local.  Em 20 de janeiro de 1973, mudou-se para Frederico Westphalen. Pelo fato de Zé tocar gaita, logo fez vários amigos, que o ajudavam a fazer apresentações em diversos lugares. Também começou a frequentar os dois CTG’s existentes na cidade na época. Porém, devido a desentendimentos entre esses dois CTG’s, seus amigos tiveram a ideia de fundar um CTG, e o convidaram a participar. No dia 19 de junho de 1973 ocorreu a primeira reunião dos idealizadores, nascendo então o CTG Rodeio da Querência, existente até hoje.

Além de ser um dos fundadores do CTG, Zé era convidado a participar dos programas de música, nas rádios. Ele também foi motorista da Prefeitura (caçambeiro), madeireiro e músico. Zé Campeiro ingressou no mundo da música pois seu pai e seu avô eram músicos, um dom vindo de geração. E a música o acompanha até hoje. Foi fundador do Grupo Estampa Crioula, e depois do Grupo Rodeio da Querência, gravando 3 CD’s em parceria com tais grupos, e dois CD’s individuais.

Segundo Zé Campeiro, a primeira Semana Farroupilha de Frederico Westphalen ocorreu em 1974, quando o Comandante da Segunda Companhia da Brigada Militar, senhor Leovelgildo Rogger Fernandes e o Cabo Lúcio Borges de Moraes resolvem tirar da gaveta uma lei do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Euclides Triches, de 11 de dezembro de 1964. O festejo ocorreu na garagem onde ficavam as viaturas da Brigada, um pequeno galpãozinho de madeira.

De lá para cá, a tradição em cultuar a Semana Farroupilha só cresceu até chegar nesta grande festividade que envolve o município e até mesmo a região. Pelo seu envolvimento, em 2015, Seu Zé Campeiro foi homenageado como o patrono do 37º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen. E agora, em 2022, o Poder Legislativo também o homenageia com a Condecoração Mérito Farroupilha Barril.

 

Valmor Pavan

Gaúcho desta Querência e ex-vereador desta Casa Legislativa Valmor Pavan teve uma vida dedicada ao tradicionalismo. Desde piá, participou das invernadas de danças do CTG Alferes Ipifanio; participou também do CTG Veteranos da Tradição, nos programas que eram transmitidos pela rádio Luz e Alegria, ali dançou o seu primeiro vaneirão. No CTG Pé no Chão fez parte da Patronagem no período do patrão Hélio Uez. No CTG Rodeio da Querência, sua participação é desde o primeiro fandango, no primeiro ano de sua fundação, até os dias de hoje. Em 1985, foi eleito Patrão, onde ficou até 1987 juntamente com a Patroa Lenir. Neste período, ao lado da Patronagem dedicou-se ao crescimento do Tradicionalismo em Frederico, região e no Estado, levando o nome de CTG a vários Congressos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, construção do novo Galpão e várias outras melhorias, a Invernada Artística e Cultural, Invernada do Esporte e Invernada Campeira, com a participação em vários rodeios e competições nos Festivais do MTG, como o FEGART e ENART, Concursos Estaduais e Regionais de Prendas.

Pavan foi autor da criação da 28ª Região Tradicionalista, onde foi eleito segundo Coordenador Regional, e após eleito Conselheiro Estadual do MTG. Participou de todas as edições do Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen e neste ano, na sua 42ª edição, também foi homenageado como o patrono da Semana Farroupilha. Foi também por anos Xiru das falas de shows da Semana Farroupilha.

Por longos anos também atuou na Política, atuando como vereador nesta Casa por cinco mandatos.

Por este legado à tradição, é que Valmor Pavan recebe do Poder Legislativo a Condecoração Mérito Farroupilha Barril 2022.

Moção de Aplauso

Alessandro Kraftzuck

Alicildo José dos Passos

José Heck

Marino Gausman

Miguel Girardi

Oldemar Sabino

Roberto Carlos Gonçalves Cunha

José Leonel Batanolli de Lima