Poder Legislativo homenageia os 30 anos da URI/FW em Sessão Solene

por Ascom/Câmara FW publicado 18/05/2022 09h56, última modificação 07/10/2024 09h18
Evento reuniu autoridades do município, além de direção e coordenadores de cursos da universidade na noite da terça-feira, 17
Poder Legislativo homenageia os 30 anos da URI/FW em Sessão Solene

Sessão Solene foi realizada na noite da terça-feira, 17 (Foto: Gustavo Menegusso/Ascom Câmara FW)

O frio da noite de terça-feira, 17, não tirou o brilho da 2ª Sessão Solene da 17ª Legislatura realizada para homenagear os 30 anos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Com o calor humano de diversas autoridades do município, além da direção e coordenadores de cursos da instituição, a Casa do Povo foi palco de momentos especiais.

Além dos 11 vereadores, o Plenário Hilário Piovesan recebeu o reforço do prefeito José Alberto Panosso; do Juiz da Comarca de Frederico Westphalen, Arthur Gabriel Campos Guimarães; da Pró-reitora de Ensino da URI, Edite Maria Sudbrack, que representou o reitor Arnaldo Nogaro; e a diretora-geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, que ao a lado do presidente da Câmara, Leandro Mazzutti, constituíram a mesa simbólica da solenidade.

Cada autoridade da mesa usou a Tribuna para parabenizar a universidade, enaltecendo o seu compromisso com a Educação e o desenvolvimento regional. “Números institucionalizados pelos editais da URI mostram que já foram desenvolvidos 231 projetos de Extensão com bolsista (iniciados em 2001) e 1.643 projetos de Pesquisa com bolsista (iniciados em 1994). Tudo isso tem um importante impacto no desenvolvimento da região porque a URI, além de proporcionar formação profissional, também impacta financeiramente movimentando mais de R$ 30 milhões por ano, que ajudam a aquecer a economia do no nosso município, dos municípios vizinhos e do Estado do RS”, destacou Silvia.

A diretora-geral também ressaltou que ao longo da sua história, de 1992 a 2021, a URI/FW já formou 12.517 profissionais. “Contando o período da Fesau são 14 mil formados”, complementou.

Vereadores destacam a importância da universidade

Além das autoridades da mesa, cada líder de bancada também teve um espaço de fala na Tribuna. O vereador do MDB, Gabriel Lamonatto, relatou a sua experiência como acadêmico na instituição, destacando a importância que a universidade teve no despertar da sua vocação política. Já a vereadora do Progressistas, Aline Ferrari Caeran, que também é docente na URI, lembrou do legado deixado por professores, como Waldomiro Pinheiro e Edemar Girardi, que faleceram em 2016 e 2020, respectivamente. O líder da bancada do PSDB, Jorge Alan Souza, comentou sobre o pioneirismo da URI em trazer ensino superior para o interior do Estado e a importância de as lideranças e a comunidade apoiarem a universidade.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente do Poder Legislativo comentou que nestes 30 anos de história, a URI cumpriu com excelência os três pilares tradicionais da universidade: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. “A URI, sempre atenta às mudanças dos tempos, do mercado e das demandas da sociedade, adiciona a este tripé um novo elemento, a Inovação. Em sincronia com os modernos movimentos de criação de ecossistemas de empreendedorismo, a URI/FW lançou há poucos dias uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de inovação e tecnologias para pequenas propriedades rurais, em conjunto com o Estado do Rio Grande do Sul e com o Sicredi, o que demonstra seu comprometimento com a aproximação entre Universidade, Governo, Empresas e Sociedade”, destacou Mazzutti.

Homenagem eternizada

Após os pronunciamentos, a vereadora Aline, em nome de todo o Poder Legislativo, entregou uma placa à diretora-geral Silvia e à Pró-reitora Edite. O mesmo gesto foi feito pelo Executivo Municipal e a Sicredi Alto Uruguai, encerrando a segunda Sessão Solene da 17ª Legislatura.