Poder Legislativo entrega Moção de Aplausos em homenagem aos 50 anos do CTG Rodeio da Querência
Entrega ocorreu no sábado, 29 de julho, durante o jantar-fandango do cinquentenário (Foto: Gustavo Menegusso)
O CTG Rodeio da Querência vive um ano especial, afinal, em 2023, a entidade rememora seu aniversário de 50 anos de fundação. Do primeiro patrão, Henrique Pereira dos Santos (in memoriam) ao atual, Diego Bertoletti da Rocha, já são cinco décadas unindo gerações de crianças, jovens e adultos numa só paixão, o tradicionalismo.
Para marcar essa data histórica, o CTG vem realizando diversas programações no decorrer do ano. Além do Rodeio Crioulo Interestadual, que ocorreu no mês de março, no último sábado, 28 de julho, também aconteceu o Jantar-fandango do cinquentenário. O evento reuniu centenas de tradicionalistas de FW e região, na sede da entidade, e contou com apresentações e momento de homenagens aos ex-patrões. Incentivadora da cultura, a Câmara de Vereadores também marcou presença e, por meio da Mesa Diretora, entregou uma Moção de Aplausos ao CTG, recebida pelo atual patrão. A proposição, assinada por todos os vereadores, foi aprovada pelo Legislativo no primeiro semestre do ano. Antes da entrega, o segundo-secretário leu a Moção ao público, destacando os diversos motivos que levaram o Poder Legislativo a reconhecer todas as contribuições do CTG à cultura gaúcha e ao município de Frederico Westphalen.
Cinco décadas de contribuições à cultura gaúcha
Fundado em 19 de junho de 1973, o CTG Rodeio da Querência completou, em 2023, 50 anos, sendo referência nas atividades voltadas ao tradicionalismo no município de Frederico Westphalen. Assim, por suas contribuições com a cultura gaúcha recebe esta homenagem.
Ao longo da história, teve como primeiro patrão Henrique Pereira dos Santos (in memoriam), cargo ocupado, atualmente, pelo 33º Patrão, senhor Diego Bertoletti da Rocha. Desde a fundação, a entidade procura estar sempre engajada nas atividades tradicionalistas do município, região e Estado, sendo que, agindo de acordo com a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, vem auxiliando “o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”.
Conta com sede social e sede campeira, espaços onde são realizados cursos e aulas de danças, oficinas culturais, almoços e jantares, fandangos, rodeios crioulos, rodeios artísticos, festas campeiras e comemorações alusivas à tradição gaúcha, como por exemplo, o Dia do Mate.
Com a finalidade de fomento à Cultura Sul-Riograndense e o incentivo ao amor pela nossa tradição, o CTG busca difundir para a comunidade os conhecimentos básicos sobre as danças tradicionais, a indumentária e cultura gaúcha, o conjunto das diretrizes do MTG, como costumes e formas de se portar. Prima pela cordialidade, pela amizade e integração cultural.
Ainda, neste ano de festa, o CTG Rodeio da Querência e a APAE de Frederico Westphalen protagonizaram cenas de vanguarda e criariam a primeira “Invernada Especial” da história do tradicionalismo gaúcho.
Por estas e outras contribuições, parabéns e o reconhecimento do Poder Legislativo de Frederico Westphalen.