Poder Legislativo entrega Mérito Farroupilha Barril em Sessão na Praça

por Gustavo Menegusso publicado 22/09/2023 17h35, última modificação 07/10/2024 09h18
Homenagem realizada na terça-feira, 19, integrou a programação do 43º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen
Poder Legislativo entrega Mérito Farroupilha Barril em Sessão na Praça

Homenagem ocorreu na terça-feira, 19, em Sessão realizada na Praça da Matriz (Imagem: Foto Elídio)

Mais sete incentivadores da cultura gaúcha no âmbito de Frederico Westphalen foram homenageados pelo Poder Legislativo, em Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 19, na Praça da Matriz. A Sessão com homenagem integrou a programação do 43° Acampamento Farrapo de FW e reuniu vereadores, homenageados e seus familiares, além de representantes do Executivo Municipal, CTG Rodeio da Querência, Piquete Alto Alegre, Associação Farroupilha Frederiquense, 28ª Região Tradicionalista e comunidade em geral.

Receberam a 2ª edição da honraria, instituída pelo Legislativo Municipal em 2022, os tradicionalistas Adelar Zabot, Ademir Chiarello, Dirceu de Jesus Prestes Brizolla, Fátima da Regina da Silva Brizolla, Élio Ues, Ivanir Bordignon e Mirtes Teresinha Friedrich Quadro.

Em nome dos homenageados, Brizolla agradeceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores. “Nós não fizemos o que fizemos esperando receber uma homenagem, mas é muito bom ser homenageado. E nós agradecemos do fundo do coração por esse momento. Só temos uma forma de agradecer, que é dizendo muito obrigado. Fomos homenageados por fazer aquilo que mais gostávamos, que mais amávamos, que é ajudar a tradição gaúcha a se perpetuar ao longo dos tempos”, destacou Brizolla.

 

“Uma placa não consegue representar tudo o que vocês fizeram e fazem pelo movimento tradicionalista”

O presidente Raul Pazuch da Silva agradeceu aos homenageados por todas as contribuições com o movimento tradicionalista. “Garanto que hoje, sem a contribuição de vocês, nós não teríamos um Acampamento Farrapo dessa magnitude. Sabemos que uma placa não consegue representar tudo o que vocês fizeram e fazem pelo movimento tradicionalista”.

“Iremos homenagear todas as pessoas que contribuíram com o tradicionalismo nesta querência”

O vereador Jacques Douglas de Oliveira também ressaltou a importância do reconhecimento através da Condecoração Mérito Farroupilha Barril, instituída pelo Poder Legislativo em 2022. “Iremos homenagear todas as pessoas que fizeram e continuam fazendo pelo tradicionalismo na querência de Frederico Westphalen”.

“Sem vocês, a tradição e a cultura gaúcha não seriam nada”

Em sua manifestação, o vereador Leandro Mazzutti afirmou que o tradicionalismo está sendo transmitido às novas gerações, através das contribuições dos homenageados, e também das diversas entidades tradicionalistas que hoje também fazem parte do 43º Acampamento Farrapo. “Estes homens e mulheres muito contribuíram com a preservação, valorização e desenvolvimento da cultura, e também na promoção da tradição gaúcha em nosso município. Sem vocês, a tradição e a cultura gaúcha não seriam nada”.

“Isso é história para nunca mais esquecer”

O vereador Belonir Vendruscolo ressaltou que o movimento tradicionalista é um exército de pessoas que transformaram a cultura gaúcha em algo valioso e que é um legado a ser transmitido por muitas gerações. “Isso é história para nunca mais esquecer. Para as famílias é legado que fica e os outros que virão irão lembrar disso”.

“Vocês são responsáveis por fazer essa tradição perdurar por muitos séculos e cabe a nós também levar isso adiante”

Para encerrar, o vereador Jorge Alan Souza recitou um trecho do hino tradicionalista, reiterando a importância de levar a cultura gaúcha a todos os cantos. “Avante cavaleiro mirim. Em frente veterano peão. Lado a lado prenda e prendinha. Todos juntos dando a mão. Avante, seguindo os avós. A frente trazendo os piás. Coisa linda é ver as gerações convivendo em santa paz”.

 

 

Os homenageados

Adelar Zabot

Filho de Honorino Zabot e Celestina Candaten Zabot, nasceu em 21 de julho de 1959, em Vista Alegre, quando este ainda era distrito de Frederico Westphalen. Neto de Giuseppe Zabot, um dos pioneiros do tradicionalismo na nossa região, Adelar cresceu aprendendo a apreciar as belezas da nossa tradição e vivendo na prática o dia a dia das lidas do campo.

Filho de pequenos agricultores, na juventude veio para a cidade para trabalhar. Dentre algumas oportunidades, se destacou como desenhista, trabalhando com um engenheiro com quem aprendeu a profissão que desempenha até hoje, elaborando e imprimindo projetos arquitetônicos.

Em 1980, casou-se com Neusa Rubin Zabot, vinda de Caiçara também para trabalhar em FW, com quem formou sua família. Adelar e Neusa têm dois filhos, Lucio e Marília, e a netinha Alice. A família sempre esteve inserida em atividades de entidades esportivas e religiosas da cidade, bem como do CTG Rodeio da Querência onde por muitos anos Adelar e Neusa deram suas contribuições.

Fizeram parte de inúmeras patronagens, os filhos dançaram nas invernadas artísticas, sempre apreciando os valores cultivados no ambiente tradicionalista. Adelar foi responsável por boa parte da arborização do Parque de Rodeios, cuidou durante anos do patrimônio e do quadro social do CTG Rodeio da Querência e também foi responsável pela organização de diversos cursos de dança de salão, atraindo muitas famílias para o movimento.

Hoje, Adelar continua a apreciar a tradição gaúcha e a orgulhar-se das atividades que desenvolveu e que o trouxeram para receber esta homenagem.

 Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (72).jpg


Ademir Chiarello

Nascido em 22 de novembro de 1950, em Erechim, é filho de Afonso Chiarello e Adelina Bertuol Chiarello. Tem formação como Técnico Agrícola pela Escola Agrícola de Erechim e Administração de Empresa pela URI de Frederico Westphalen. 

Casado com Maria do Carmo Monteiro, teve quatro filhas: Monica, Daniela, Viviane (in memoriam) e Camila, assim como quatro netos: Henrique, Leticia, Laura, Isabella e Romeo.

Em 1987, Chiarello iniciou as suas atividades no tradicionalismo, juntamente com toda a família, quando passaram a fazer parte do quadro de sócios do CTG Rodeio da Querência. As filhas passaram a participar das invernadas artísticas e concursos de prendas, enquanto o pai participava dos campeonatos de bocha na modalidade individual e casal.

Ainda foi patrão do CTG nos anos de 2000 e 2001; vice-patrão em inúmeras patronagens; secretário, também em diversas patronagens; foi conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no primeiro mandato de Manoelito Savaris; participou da comissão para aquisição da área campeira do CTG; coordenou por diversas vezes a realização da Semana Farroupilha na Praça da Matriz; participou muitas vezes, nas etapas regionais e estaduais, do Encontro de Arte e Tradição do RS (Enart); e por incontáveis vezes, participou do preparo de almoços e jantares no CTG;

Um apaixonado pela nossa tradição, sempre esteve envolvido nas atividades do CTG no âmbito local, regional e estadual, percorrendo os estados do RS e SC nos rodeios e eventos promovidos pelo MTG.

Por fim, sempre esteve presente colaborando com as atividades do CTG Rodeio da Querência, lugar onde fez grandes amigos, um local onde por muitos anos pode chamar de extensão de sua casa, a sua segunda família.

 Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (77).jpg


Dirceu de Jesus Prestes Brizolla

Natural de Palmeira das Missões, residiu em Frederico Westphalen por uma década, de 1980 a 1990. Trabalhou na agência do Banco do Brasil e com sua esposa Fátima e família integrou-se às atividades sociais e culturais na AABB e, de forma especial, junto ao grupo social do CTG Rodeio da Querência, contribuindo, também, para o fortalecimento da cultura gaúcha na esfera regional, estadual e nas Confederações Tradicionalistas no âmbito nacional e internacional.

Dentre as principais contribuições culturais e sociais para o tradicionalismo, foi membro da comissão da construção do galpão do CTG Rodeio da Querência; patrão do CTG, coordenador das atividades para a revitalização da invernada de danças, de poesia, de música e de formação cultural de prendas e peões; articulador para a participação ativa do CTG Rodeio da Querência na estrutura organizacional com representatividade na 17ª Região Tradicionalista e, posteriormente, no momento de criação da 28ª RT do MTG.

Ainda foi presidente do CTG Vaqueanos da Cultura, em Soledade; diretor de Cultura da 14ª Região Tradicionalista; membro do Conselho Diretor do MTG; presidente do MTG RS por três mandatos (1996/1997/1998); idealizador da Casa de Cultura Gaúcha João- de-Barro (atual Sede do MTG); comendador do pioneiro 35 CTG; comendador do CTG Nova Querência, em Fort Lauderdale (EUA), comendador do CTG Bento Gonçalves, em Los Angeles (EUA); membro do Conselho de Vaqueanos do MTG; conselheiro benemérito do MTG e membro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha.

 Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (86).jpg


Fátima Regina da Silva Brizolla

Natural de Soledade, é casada com Dirceu de Jesus Prestes Brizolla e também residiu em FW entre 1980 e 1990. Trabalhou na Escola Estadual Cardeal Roncalli, José Cañellas e na Fesau e com sua família integrou-se às atividades sociais e culturais na AABB e de forma especial, junto ao grupo social do CTG Rodeio da Querência, contribuindo, também para o fortalecimento da cultura tradicional gaúcha na esfera regional, estadual e nas Confederações Tradicionalistas no âmbito nacional e internacional.

Dentre suas contribuições ao tradicionalismo, foi integrante da Comissão de Apoio das Mulheres para a Construção do galpão do CTG Rodeio da Querência, patroa do CTG, coordenadora das atividades para a revitalização das invernadas de danças mirim e juvenil, de poesia, de música e de formação cultural de prendas e peões; articuladora para a participação ativa das prendas do CTG Rodeio da Querência na estrutura organizacional com representatividade na 17ª Região Tradicionalista do MTG; fundadora do grupo estudantil de danças tradicionais da Escola Cardeal Roncalli; vice-presidente do CTG Vaqueanos da Cultura, em Soledade; diretora de Cultura da 14ª Região Tradicionalista; Membro do Conselho Diretor do MTG; assessora especial da diretoria do MTG RS por três mandatos (1996, 1997 e 1998); Coidealizadora da Casa de Cultura Gaúcha João-de-Barro (Sede do MTG); articuladora junto às Secretarias Municipais e Secretaria Estadual de Educação, Câmaras Municipais de Vereadores e Assembleia Legislativa, em busca de apoio para inclusão da Cultura Gaúcha no Currículo Escolar; coautora de livros na área da cultura gaúcha e autora de manuais de orientação em diferentes aspectos da cultura tradicional; palestrante em cursos, simpósios, seminários e convenções tradicionalistas; gerente do Programa Piá 2000, do Governo do Estado, articulando Secretaria da Educação e Movimento Tradicionalista Gaúcho; idealizadora do Projeto MTG vai à Escola e Alfabetização de Adultos no contexto cultural gaúcho nos CTGs; comendadora do pioneiro 35 CTG; comendadora do CTG Nova Querência em Fort Lauderdale (EUA); comendadora do CTG Bento Gonçalves em Los Angeles (EUA).

 Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (86).jpg


Élio Ues

Filho de Avelino e Paulina, Élio Ues nasceu em Iraí, no ano de 1944. Mudou para Frederico Westphalen ainda jovem, onde inicialmente ajudava o pai a cuidar de um bar próximo ao frigorífico.

Formado em Ciências Econômicas, Ciências Naturais e Direito, foi professor por 36 anos, lecionando nos municípios de Planalto e em FW, nas Escolas Sepé Tirajú e José Cañellas. Também chegou a atuar na URI/FW. Além de professor, ainda fazia contabilidade para empresas de familiares e amigos. Foi ainda vereador da Câmara de FW por duas Legislaturas e presidente nos anos de 1977 e 1978.

A paixão pelo tradicionalismo vem de berço, ainda na época em que residia no interior de Iraí. De acordo com Ues, seu pai possuía uma cancha de carreira, onde eram feitas corridas de cavalos. Entretanto, foi a convite dos seus irmãos, que faziam parte dos grupos de dança do CTG Pé no Chão, que entrou pela primeira vez em um Centro de Tradições Gaúchas. O envolvimento foi tanto que chegou a ser patrão do CTG Pé no Chão e, mais tarde, integrar o grupo de amigos que ajudou a fundar o CTG Rodeio da Querência, em 1973.

No Rodeio da Querência, foi integrante de várias patronagens e patrão no ano de 1997. Segundo Ues, um dos destaques da sua gestão foi a construção e inauguração do Parque de Rodeios do CTG. Também recorda com apreço a participação em inúmeros rodeios pelo Rio Grande afora e até mesmo em Santa Catarina, dentre várias outras atividades tradicionalistas, sempre acompanhado da esposa, Judite Caovillha Ues, que por muitos anos foi professora de dança do CTG e também recebeu o Mérito Farroupilha Barril do Poder Legislativo de FW, em 2022.

Ao lado da esposa, com quem teve quatro filhas, Seu Ues escreveu lindos capítulos da história tradicionalista de Frederico Westphalen e região, e por isso, também foi digno de receber essa homenagem da Câmara de Vereadores.

 Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (97).jpg


Ivanir Bordignon

Paranaense de nascimento, Bordignon adotou o Rio Grande e sua cultura como sendo sua, se dedicou e segue se dedicando para manter a chama da nossa tradição acesa desde então.

Nascido em 9 de abril de 1953, em Francisco Beltrão, no Paraná, no ano de 1989 passou a ser sócio do CTG Rodeio da Querência e tão logo que entrou para a entidade já assumiu o cargo de secretário onde ficou por um bom tempo.

Bordignon é um dos 28 colaboradores da compra da área campeira, onde o CTG realiza até hoje seus rodeios.

Entre os anos de 1994 e 1995 foi vice-patrão do CTG e, em 1996, assumiu a patronagem do CTG. Foi neste período que se executou a terraplanagem da pista de rodeio, plantada a grama da pista e as árvores no parque. Neste mesmo ano, foram feitos quatro cursos de dança de salão com o professor Marco Aurelio e os bailes do CTG tinham sempre a pista bem cheia, relembra.

Somando os cargos de patrão e vice-patrão, Bordignon teve 17 participações nas mais diversas funções dentro do CTG, sendo a tesouraria o setor em que mais atuou (cinco patronagens). Além disso, foi e ainda é um dos jogadores de bocha do CTG Rodeio da Querência.

 Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (110).jpg


Mirtes Teresinha Friedrich Quadro

Professora aposentada, licenciada em Letras, pós-graduada em Literatura, há mais de 30 anos atua de forma ativa no tradicionalismo gaúcho.

Foi membro ativo da patronagem do CTG Rodeio da Querência, exerceu a função de sota-capataz da entidade por 16 anos consecutivos, acumulando também o cargo de diretora cultural da entidade de 2006 a 2022. Atualmente atua no Departamento de Cartões Tradicionalistas.

Foi diretora cultural da 28ª Região Tradicionalista (RT) nos anos de 2014 e 2015, secretária da 28ª RT em três gestões, em 2009, 2010, e 2020 a 2022, além de fazer parte do Departamento Cultural da 28ª. Avaliadora de Cirandas de Prendas e Entreveros de Peões, desde o ano de 2006 atua nesta função, tanto a nível local quanto a nível regional. Atualmente, exerce o cargo de vice-coordenadora regional da 28ª RT.

Nos dois anos de pandemia coordenou a programação do Acendimento da Chama Crioula em Frederico Westphalen. Em 2020, a Geração e o Acendimento foram locais e em 2021, aconteceu uma cerimônia regionalizada, onde presidiu a Comissão Organizadora da Geração da Chama Crioula no túmulo do Monsenhor Vitor Batistella reunindo todas as Entidades da 28ª RT, com mais de 170 cavalarianos, no Acendimento e posterior distribuição da Chama Crioula.

Em 2019, foi vice-presidente da Associação Farroupilha Frederiquense (AFF), associação que assumiu a presidência em 2022, um desafio enorme, momento de retomada após a pandemia, apenas com recursos do município e algumas parcerias, destacando-se o Acampamento Farrapo e as atividades culturais.

Atuou em diversas comissões organizadoras de eventos tradicionalistas em FW e região, como as duas Interregionais do Enart e o 69º Congresso Tradicionalista no ano de 2021.

Durante a sua trajetória, já recebeu várias homenagens, dentre elas, a Comenda João de Barro do MTG, em 2011, a inscrição de seu nome no símbolo da 71ª Geração e Acendimento da Chama Crioula, realizada em Iraí, em agosto de 2018. Em novembro de 2021, foi homenageada durante a 90ª Convenção Tradicionalista, em Porto Alegre, com a outorga “Anitas do nosso tempo”. Regionalmente, teve sua trajetória descrita em um livro escrito e produzido sobre as mulheres do tradicionalismo gaúcho da 28ª Região Tradicionalista.

Em FW, foi homenageada pelo Poder Legislativo Municipal, em 2022, como uma das “Mulheres que Inspiram”. Desde o ano de 2006, é colunista tradicionalista nos jornais locais.

Em 2023, mais uma vez faz parte da Comissão Organizadora da AFF, no cargo de secretária e encarregada de desenvolver a programação cultural da Semana Farroupilha, com várias oficinas e atividades para os mais variados públicos.

Sessão de entrega do Mérito Farroupilha 2023 (122).jpg