Poder Legislativo e secretários debatem atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
A primeira Semana Municipal da Pessoa com Deficiência vem sendo pauta de várias reuniões, nos últimos meses, entre o Poder Legislativo, Secretarias Municipais, Equipe Multidisciplinar, universidades, associações e o Sesc de FW. Com o tema “Inclusão: da escola ao mercado de trabalho”, a programação acontecerá de 22 a 27 de agosto, com atividades para toda a comunidade frederiquense.
Para melhor organizar a Semana foram criados grupos temáticos – Grupo 1 (Educação, capacitação, formação e cultura); Grupo 2 (Mercado de trabalho) e Grupo 3 (Esporte e Recreação), sendo que as entidades e instituições relacionadas à cada área irão ser responsáveis pelas atividades em determinados dias.
Ações alusivas às pessoas com deficiências nas escolas
No dia 19 de julho, a Secretaria de Educação organizou uma reunião com todas entidades integrantes do Grupo 1 (Smec, Apae, IFFar, Equipe Multidiciplinar, e Associação dos Autistas Miguel), para debater as ações alusivas às pessoas com deficiências nas escolas. O vereador Raul Pazuch da Silva também participou do momento, representando o Poder Legislativo.
Na oportunidade, foram definidos detalhes dos dois primeiros dias da programação.
Segunda-feira, 22 de agosto
10 horas: Abertura oficial na Câmara
Pela parte da tarde: Visitas nas escolas
19 horas: Relatos de experiências (professores e diretores das escolas)
Terça-feira, 23 de agosto
Todo o dia: Festival de Talentos da Apae
13h30min: Mesa-redonda
19 horas: Sessão da Câmara especial, com transmissão para a comunidade em Linguagem de Sinais.
Reunião com os secretários municipais
Na terça-feira, 26 de julho, o Poder Legislativo, por meio do vereador Raul, organizou um encontro com os secretários municipais na Câmara de FW. O objetivo do momento foi explicar como está sendo organizada a primeira Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e convidar todos chefes das pastas do Executivo a também se envolverem e contribuírem com a programação.
Após o diálogo, os secretários sugeriram, dentre outras ideias, que as famílias que possuem pessoas com deficiências também pudessem participar, compartilhando suas vivências em depoimentos.
Segundo Pazuch, nos próximos dias serão realizadas reuniões para definir as atividades relacionadas ao mercado de trabalho, esportivas e de recreação. “Assim que concluirmos as atividades com todos os grupos iremos divulgar a programação completa para a imprensa e toda a nossa comunidade. Estamos muito felizes com as discussões deste importante tema, que visa promover ainda mais a inclusão em nosso município”, destacou o vereador.