Poder Legislativo e entidades avaliam 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

por Ascom/Câmara FW publicado 24/10/2022 15h29, última modificação 07/10/2024 09h18
Encontro reuniu diversas entidades que participaram da organização e realização do evento

Reunião ocorreu no dia 6 de outubro, na Câmara de Vereadores (Foto: Gustavo Menegusso)

A 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Frederico Westphalen, realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, foi avaliada de forma exitosa pelas entidades que participaram da organização e realização do evento. O feedback foi dado durante reunião de avaliação que ocorreu no dia 6 de outubro, na Câmara de Vereadores. Além do vereador Raul Pazuch da Silva, propositor do projeto que criou a Semana Municipal, esteve no encontro a vereadora Aline Ferrari Caeran e representantes da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Educação, Associação Regional de Pais e Amigos dos Autistas Miguel, Sesc, Uergs, Apae, Sine, IFFar, Uceff, além da moradora Ana Grassi, representando a comunidade e as pessoas com deficiência.

Cada participante trouxe as suas impressões sobre o evento, com o intuito de contribuir para organização da Semana Municipal de 2023. Foi destacado o engajamento das entidades convidadas e também daquelas que acompanharam as notícias do evento e acolheram a iniciativa durante o planejamento das ações. “Queremos agradecer mais uma vez a todos que participaram da nossa 1ª Semana Municipal. Acredito que pela repercussão que teve foi um sucesso. Então, este momento aqui é importante para tirarmos o que foi de positivo, o que podemos melhorar para a próxima e também as ações que já podemos colocar em prática”, comentou Pazuch.

Também foram pautas da reunião a permanência do Grupo de Trabalho (Grupo de WhatsApp), com todos os envolvidos, para acompanhamento das propostas debatidas na programação e fortalecimento das ações voltadas para a inclusão; a carência de profissionais de Libras no município; contratação de pessoas com deficiência; necessidade de oficinas (capacitações) com empregadores e colaboradores; fiscalização de obras de acessibilidade e denúncias; verificação das condições para ativação/reativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, dentre outros assuntos.

Representando a Associação dos Autistas Miguel, Adriano Reis, comentou sobre a Live com os profissionais de Recursos Humanos, único evento que foi transmitido on-line para a comunidade. “Essa Live rende uma dissertação de Mestrado. Todos deveriam ver ou rever”, salientou Reis, apontando para a necessidade de a próxima Semana Municipal contar com mais eventos transmitidos de forma virtual.