Poder Legislativo aprova contratação de oito vigilantes para as escolas municipais

por Gustavo Menegusso publicado 13/04/2023 12h52, última modificação 07/10/2024 09h18
Projeto foi aprovado em Sessão Extraordinária na terça-feira, 11

Projeto foi aprovado em Sessão Extraordinária na terça-feira, 11 (Foto: Gustavo Menegusso)

Em Sessão Extraordinária, realizada na terça-feira, 11, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen autorizou a contratação de mais oito vigilantes para as escolas municipais. De acordo com o Executivo, atualmente o município possui nos seus quadros de servidores o total de 21 vigilantes, entretanto apenas 15 estão ativos. Os novos contratados irão atuar nas Escolas de Educação Infantil John Ongmann, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, São Cristóvão, Vó Gladys e nas Escolas de Ensino Fundamental Maria Falcon, Rui Barbosa e Vinte Um de Abril. Todas as demais instituições da rede municipal já possuem guardas.

A necessidade de contratar mais vigilantes foi uma ação emergencial adotada pelo Poder Público para atender um plano de prevenção e aumentar a segurança nas escolas, diante do ataque a uma creche na cidade de Blumenau (SC), que vitimou quatro crianças e deixou outras cinco feridas. A medida, inclusive, foi indicada pela Mesa Diretora da Câmara à Administração Municipal, por meio de ofício. “Além deste documento cobrando o Executivo acerca da colocação de guardas nas escolas, também quero destacar aqui a mobilização da equipe da Câmara para agilizar essa Sessão Extraordinária e aprovarmos esse importante projeto com a maior brevidade possível”, destacou o vereador Leandro Mazzutti (PDT), citando também a importância de serem contratados profissionais qualificados para a função.

O líder da Bancada do MDB, Jacques Douglas de Oliveira, parabenizou o Executivo Municipal pelo encaminhamento do projeto de lei à Casa Legislativa e explicou sobre a questão da segurança nas escolas da rede estadual. “Muitos pais nos ligaram cobrando sobre as escolas do Estado, mas infelizmente o município não tem jurisprudência. Entretanto, todos os vereadores já se mobilizaram e fizeram uma Moção de Apelo ao governador e Secretaria Estadual de Educação cobrando que sejam colocados guardas também nas escolas estaduais”, ressaltou Oliveira.

Em sua manifestação, o presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva (PSDB), lamentou os fatos ocorridos em Blumenau e que seguem se repetindo Brasil afora. “Isso parece que está se tornando comum e nós não podemos achar normais esses fatos. Um ponto que eu quero questionar aqui é por que estão ocorrendo esses ataques? Geralmente, são jovens sem estrutura familiar, então vale a pena fazermos uma reflexão sobre qual o futuro que queremos para nossos filhos. Sou um defensor que tudo vem da base familiar”, refletiu Pazuch.

“É uma soma de fatores que devem existir para nós protegermos nossas crianças”

Representante da Bancada do Progressistas, a vereadora Aline Ferrari Caeran também lembrou de outra ação que foi feita no município no ano de 2021. “Penso que é uma soma de fatores que devem existir para nós protegermos nossas crianças. E a contratação, ainda que emergencial destes vigilantes, é um destes fatores. Também podemos destacar aqui algo que já está em nosso município, que foi a instalação das câmeras de videomonitoramento nas escolas. Foi uma proposta que chegou até essa Casa por meio do advogado Guilherme Oliveira e que foi aprovada por unanimidade (Lei 4.903 de 22/11/2021). Esperamos que todas as escolas já tenham recebido a devida instalação e que essas câmeras estejam funcionando”, citou Aline.

Confira como foi a Sessão Extraordinária aqui!