Painel “Empoderamento familiar e direitos dos PcD” encerra Semana da Pessoa com Deficiência 2024

por Gustavo Menegusso publicado 10/10/2024 15h55, última modificação 10/10/2024 15h55
Além de palestras, programação deste ano ainda contou com atividades culturais e relatos de histórias de vida

Roda de conversa debate os direitos das pessoas com deficiência (Foto: Ellen Manfio)

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024, realizada de 21 a 28 de agosto, com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, foi marcada por uma programação variada, com atividades culturais, relatos de histórias de vida e palestras. Dentre as exposições, no dia 22 de agosto, ocorreu a palestra “Qual é o teu papel na promoção da aprendizagem e do bem-estar de crianças e adolescentes com TEA?”, com a doutora em Psicologia Hosana Gonçalves. O evento reuniu centenas de pessoas no salão de atos da URI/FW e foi uma parceria entre o TEAacolhe e Apae com a universidade.

No dia 26 de agosto, a programação contou com uma exposição on-line da doutora Andréa Poletto, que também é assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O tema da palestra foi “Tecnologia Assistiva: contribuições para os processos inclusivos escolares”. Na oportunidade, Andrea trouxe vários exemplos de dispositivos tecnológicos que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência. A mediação do evento foi a cargo da professora da Uergs, Claudia Cristina Wesendonck.

Roda de conversa debate os direitos das pessoas com deficiência

Com o painel “Empoderamento familiar e direitos das pessoas com deficiência”, foi encerrada no dia 28 de agosto a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com as participações dos advogados Luís Antônio Baldissareli e Jackson Silva dos Santos, além da assistente social, Anelise Flach Piovesan e da psicóloga Gabrieli Wagner, do TEAcolhe FW.

Na oportunidade, os painelistas discorreram sobre a importância do suporte aos PcD, os benefícios que eles têm acesso, bem como, questões de legislação (Política Nacional de Proteção da Pessoa com Deficiência e Estatuto da Pessoa com Deficiência) e direitos garantidos na Constituição. Também foi debatida sobre as dificuldades de inclusão no mercado de trabalho e acerca da necessidade de mais políticas públicas municipais voltadas aos PcD.

A Semana da Pessoa com Deficiência 2024

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024 foi uma realização da APAE de FW e o Poder Legislativo, com apoio do IFFar-FW, Uergs, Executivo Municipal, Conselho Municipal de Saúde, URI-FW, TEAcolhe, Associação dos Autistas Miguel e FWTV Digital. Neste ano, a programação contemplou a Semana Nacional, instituída pela Lei Nº 13.585/2017, mas realizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, e a Semana Municipal, instituída pela Lei Nº 4.931/2021 e desenvolvida pelo Poder Legislativo de FW e demais entidades do município desde 2022.