Ouvidoria - Relatório de Gestão 2019
CÂMARA DE VEREADORES
MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN/RS
DIREÇÃO GERAL
OUVIDORIA
RELATÓRIO DE GESTÃO
A Ouvidoria da Câmara de Vereadores do município de Frederico Westphalen/RS, nos termos do disposto na Lei nº 13.460/2017 e no Decreto Legislativo 127/2019, apresenta Relatório de Gestão referente às atividades realizadas no exercício de 2019, em cumprimento a suas atribuições.
MESA DIRETORA 2019
Inácio Roberto Panosso Junior
Presidente da Câmara Municipal de Frederico Westphalen
João Francisco Vendruscolo
Vice-Presidente
Celson Luiz de Oliveira
1º Secretário
Jacques Douglas de Oliveira
2º Secretário
Kelly Fernandes de Almeida de Carvalho
Diretora Geral e Ouvidora Parlamentar
RELATÓRIO ANUAL DA OUVIDORIA
CÂMARA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN
Período: junho a dezembro de 2019.
1. APRESENTAÇÃO:
A Ouvidoria da Câmara Municipal de Frederico Westphalen, instituída pelo Decreto Legislativo 127/2019, possui o papel de ser a porta de entrada para o diálogo entre os munícipes e seus vereadores, recepcionando por meio de seus canais, manifestações dos cidadãos e assim colaborando para a transparência das ações e para a formação de uma cultura que respeite os Direitos Humanos e promova a Cidadania e a Democracia Participativa. A Ouvidoria é o canal de recebimento de solicitações, informações, reclamações, críticas, elogios e sugestões ao Parlamento assim como outros encaminhamentos relacionados às atribuições e competências desta entidade. O relatório busca informar as atividades realizadas por esta Ouvidoria no ano de 2019, assim como, fomentar a transparência pública.
- MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS:
As atividades da Ouvidoria da Câmara Municipal de Frederico Westphalen/RS tiveram início no dia 27 de junho de 2019. Neste ano foram registrados 10 (dez) tipos de manifestação por parte da comunidade em Geral.
2.1 Quadro Demonstrativo das Manifestações Recebidas:
DATA |
TIPO |
INFORMAÇÃO |
TIPO DE RESPOSTA |
17.12.2019 |
Cópia do Projeto de Lei do Poder Legislativo Municipal nº 05/2019 |
Concluída |
IMEDIATA |
14.11.2019 |
Cópia do Projeto de Lei 061/2019. |
Concluída |
IMEDIATA |
27.10.2019 |
Cópia da ata de votação e/ou abstenção e presença dos vereadores na data da aprovação do PL 113/2019 e cópia do |
Concluída |
IMEDIATA |
|
Plano de Trabalho do CONSEPRO/FW. |
|
|
25.10.2019 |
Cópia do Termo de Fomento nº 113/2019 relativo a convenio com o CONSEPRO-FW. |
Concluída |
IMEDIATA |
22.10.2019 |
Pedido de leitura de convite de evento neste município. |
Concluída |
IMEDIATA |
14.10.2019 |
Solicitação de cópia de pareceres do PL 113/2019. |
Concluída |
IMEDIATA |
16.09.2019 |
Solicitação de cópia do Edital PR/5/2019. |
Concluída |
IMEDIATA |
21.08.2019 |
Solicitação de informações sobre os vereadores para posterior visita ao município. |
Concluída |
IMEDIATA |
15.08.2019 |
Encaminhamento de cópia do protocolo de requerimento de acesso à informação protocolado junto à Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade-HDP, apresentado no dia 08/08/2019 e requerimento para que sejam encaminhadas as cópias aos líderes das bancadas dos partidos políticos com representação no Legislativo. |
Concluída |
IMEDIATA |
18.07.2019 |
Cópia do Termo de Posse do Presidente da Câmara Municipal 2019. |
Concluída |
IMEDIATA |
Os requerimentos acima citados foram referentes a cópias de projetos, atas, pareceres, edital, termo de fomento, pedido de leitura de convite de evento, informações sobre os vereadores, encaminhamento de cópia de informações às bancadas e cópia do termo de posse do Presidente desta Casa Legislativa, como demonstrados acima. Justificados da seguinte forma:
JULHO/2019:
18.07.2019: Cópia do Termo de Posse do Presidente da Câmara Municipal 2019.
AGOSTO/2019:
15.08.2019: Encaminhamento de cópia do protocolo de requerimento de acesso à informação protocolado junto à Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade-HDP, apresentado no dia 08/08/2019 e requerimento para que sejam encaminhadas as cópias aos líderes das bancadas dos partidos políticos com representação no Legislativo.
21.08.2019: Solicitação de informações sobre os vereadores para posterior visita ao município.
SETEMBRO/2019:
16.09.2019: Solicitação de informações sobre os vereadores para posterior visita ao município.
OUTUBRO/2019:
14.10.2019: Solicitação de cópia de pareceres do PL 113/2019.
22.10.2019: Pedido de leitura de convite de evento neste município.
25.10.2019: Cópia do Termo de Fomento nº 113/2019 relativo a convenio com o CONSEPROFW.
27.10.2019: Cópia da ata de votação e/ou abstenção e presença dos vereadores na data da aprovação do PL 113/2019 e cópia do Plano de Trabalho do CONSEPRO/FW.
NOVEMBRO/2019:
14.11.2019: Cópia do Projeto de Lei 061/2019.
DEZEMBRO/2019:
17.12.2019: Cópia do Projeto de Lei do Poder Legislativo Municipal nº 05/2019.
3. ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:
Setor responsável por receber, registrar e processar as reclamações, denúncias e sugestões dos munícipes relacionadas aos agentes e à prestação dos serviços públicos legislativos da câmara.
O serviço acompanha, junto às unidades competentes do Poder Legislativo, providências adotadas e visa à apuração de responsabilidade e o tratamento adequado às demandas existentes.
Realizar diligências e investigações necessárias ao desenvolvimento de suas atividades e propor medidas para o aperfeiçoamento do desempenho da câmara e sua aproximação com os munícipes também estão entre suas funções.
A partir do contato do cidadão, a Ouvidoria tem até 30 dias, prorrogáveis por mais 10 dias (totalizando 40 dias), nos termos da Lei Federal N.º 12527/2011, para responder solicitações, seja pessoalmente, por e-mail, sistema e-OUV disponibilizado no site da Câmara Municipal ou telefone, dependendo da complexidade do questionamento.
As normas para o funcionamento da Ouvidoria da Câmara Municipal de Frederico Westphalen/RS é estabelecido pelo ato da Mesa. Sendo feito pelo Decreto Legislativo 127/2019 que “Dispõe sobre a criação da ouvidoria no âmbito da Câmara Municipal de Frederico Westphalen/RS e determina outras providências.
3.1 TIPOS DE ATENDIMENTO:
Telefone: (55) 3744-6021 no horário: das 8hs até as 12hs e das 13hs até as 17hs.
Pessoalmente: Na sede da Câmara Municipal de Frederico Westphalen/RS, na Rua do Comércio, 976, 2º Piso, Centro, horário: das 8hs até as 12hs e das 13hs até as 17hs.
Sistema e-OUV: disponibilizado no site da Câmara Municipal, no link Ouvidoria; Via e-mail: ouvidoriacamarafw@gmail.com e camaradevereadoresfw@gmail.com.