Orçamento do Município para 2025 é debatido com representantes de entidades em Audiência Pública

por Gustavo Menegusso publicado 07/12/2024 11h50, última modificação 15/12/2024 12h29
Encontro ocorreu na quarta-feira, 04, no Plenário da Câmara de Vereadores
Orçamento do Município para 2025 é debatido com representantes de entidades em Audiência Pública

Audiência Pública foi realizada no dia 4, no Plenário Hilário Piovesan (Foto: Gustavo Menegusso)

Com o objetivo de debater com a comunidade o Projeto de Lei Nº 112/2024, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen realizou, no dia 4, uma Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Jorge Alan Souza, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO). Também estiveram presentes a vereadora Aline Ferrari Caeran, integrante da Comissão; o presidente da Casa, Leandro Mazzutti, a vereadora suplente, Rubia Dal Puppo; além do vice-prefeito eleito, Chester Francescatto e de representantes da Brigada Militar, Apae, Conselho Municipal de Cultura, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e comunidade em geral.

Na abertura dos trabalhos, Mazzutti explanou o orçamento do município, que está estimado em R$ 196 milhões para o próximo ano, sendo que deste montante, R$ 5,2 milhões deverá ser destinado para a manutenção da Câmara Municipal. Em seguida, os representantes das entidades e Conselhos puderam se manifestar, esclarecer dúvidas e trazer suas demandas. Na ocasião, foram questionadas as despesas empenhadas no Portal da Transparência, mais verbas para o Esporte, a Cultura e a Segurança Pública, bem como uma atenção para a mobilidade urbana, em razão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência física; a necessidade de um neurologista pediátrico na rede pública de ensino, dentre outras reivindicações.

Também foi sugerida pelo Poder Legislativo uma alteração na Lei Orgânica Municipal para o próximo ano, aumentando o prazo de análise e votação da LOA.