Oncologia: Comitiva da região do Codemau participa de reunião com o coordenador da Bancada Gaúcha

por Gustavo Menegusso publicado 21/07/2023 16h50, última modificação 07/10/2024 09h18
Poder Legislativo de FW foi representado no encontro, em Porto Alegre, pelo vereador, Leandro Mazzutti, e o vereador suplente, Belchior Calegari

Reunião foi realizada na quarta-feira, 19, em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

Uma comitiva de lideranças da região do Codemau participou na quarta-feira, 19, de uma reunião em Porto Alegre, com o coordenador da Bancada Gaúcha, deputado federal Carlos Gomes. A pauta da reunião foi apresentar o pleito regional que visa o fortalecimento da saúde, por meio da implantação da Oncologia e ampliação do serviço de Hemodiálise no Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen. Representaram o Poder Legislativo no encontro o vereador Leandro Mazzutti, que integra a Comissão Especial em prol da efetiva instalação da Oncologia, e o vereador suplente, Belchior Calegari.

Na oportunidade, a comitiva coordenada pelo Codemau, relatou a caminhada de como surgiu a demanda e a importância que a implantação da Oncologia terá para a região. “Essa é uma demanda que mobilizou vários municípios, que votaram e priorizaram a instalação da Oncologia através da Consulta Popular. Agora, a região, por meio de suas lideranças, está buscando recursos financeiros de emendas de bancada para iniciar e concluir a obra, uma vez que se tem garantido R$ 3,6 milhões, sendo R$ 1,2 milhão da Consulta Popular e R$ 2,4 do Avançar na Saúde. A obra, com equipamentos, está estimada em torno de R$ 12,6 milhões”, explica a presidente do Codemau, Marcia Faccin.

A partir desta primeira reunião com o coordenador da bancada gaúcha, a ideia é ampliar a mobilização e sensibilizar mais lideranças e entidades na causa. Uma nova reunião para apresentar o andamento do projeto da Oncologia está marcada para a quinta-feira, 27, às 14 horas, na sala 204 A, prédio 10, na URI/FW.

*Ascom Câmara FW, com informações do Codemau.