Mesa diretora leva o projeto Diálogos para Unidades de Saúde
Vereadores devem ao longo dos próximos meses visitar as demais unidades de saúde do município - Foto: Heloise Santi
O projeto Diálogos, da mesa diretora, que visa conhecer e encaminhar demandas da indústria, comércio, instituições, entidades e comunidade, esteve visitando duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, no bairro Jardim Primavera e no São Francisco de Paula.
Nos espaços foi dialogado com os profissionais que atuam no local, na UBS do Primavera, o principal pedido e relacionado a falta de médico, hoje remanejado para atender na unidade Covid, equipamentos, materiais e infraestrutura como uma autoclave e um espaço para ensino de escovação principalmente para as crianças.
Na unidade de saúde do São Francisco de Paulo estão alocadas duas Estratégias Saúde da Família (ESF) e também há relatos de falta de profissionais e a preocupação com a aposentadoria de médicos, nos próximos meses. Os profissionais salientaram, ainda, que mesmo com o aumento da infraestrutura feito recentemente, há dias em que o espaço da unidade fica pequeno para a brigar a comunidade que busca pelos atendimentos.
Outro ponto que, de acordo com os profissionais, está gerando discussão é o repasse dos valores do, hoje extinto, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), que foi recebido pelo município a partir das metas atingidas das equipes cadastradas. O recurso é um extra que vem para investimento na infraestrutura e, também, repasse aos servidores.
A falta de agentes comunitários de saúde, também foi relatada nas duas unidades, sendo que, por este motivo, várias áreas da cidade estavam descobertas. Na última semana, a Câmara aprovou a proposta do executivo que visa a contratação de 20 profissionais para atendimento junto as residências, atuando diretamente na prevenção em saúde.