Mesa diretora e TCE dialogam sobre as competências do legislativo
Nesta sexta-feira, 9, a mesa diretora da Câmara de Frederico Westphalen, representada pelo presidente Jorge Alan Souza, o vice-presidente Leandro Mazzutti e a secretária Aline Ferrari Caeran, se reuniram com o coordenador regional do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) de Frederico Westphalen, Gerson Batistella, para dialogar sobre as funções, proibições e deliberações do legislativo no âmbito municipal.
O presidente da casa reforçou que, é vontade dos vereadores que estão na gestão legislativa trazer pessoas técnicas para o debate. “Precisamos sair puramente do campo político e inserir a técnica, para isso é preciso esses diálogos prementes para entendermos o que nos compete e com podemos contribuir para auxiliar no crescimento, na inovação e atualização da gestão municipal. Nosso objetivo é ouvir e fazer as coisas a partir do conhecimento técnico, do que é correto”, disse.
Batistella, salientou a necessidade de evolução das legislações do município visando, inclusive, adequações as leis federais e pontuou algumas possibilidades dentro da atuação dos vereadores. “O vereador é quem disciplina o caminho do executivo, o que acontece muitas vezes é que se entra no ritmo do ‘sempre foi assim’ e as coisas não evoluem, esse termo deveria ser abolido do dicionário”.
Diante dos muitos assuntos de interesse social e atuação dos edis, tanto a mesa diretora quanto o coordenador do TCE reforçaram o interesse em manter o contato para o andamento das ações do município.