Mesa diretora da Câmara de FW e administração debatem PPA

por Ascom/Câmara FW publicado 06/08/2021 14h05, última modificação 07/10/2024 09h17
Vereadores levaram estudo feito pelo economista Adriano Reis sugerindo alterações nas rubricas
Mesa diretora da Câmara de FW e administração debatem PPA

Reunião ocorreu na sede do executivo - Foto: Heloise Santi

Ainda em análise na Câmara Municipal de Frederico Westphalen o Plano Plurianual deverá ir para votação na próxima terça-feira, 10 de agosto. Porém, antes disso, a mesa diretora da casa legislativa, composta pelos vereadores Jorge Alan Souza, Lenadro Mazzutti, Raul Pazuch da Silva e Reginaldo Pelegrin estiveram reunidos com o prefeito José Alberto Panosso, o vice-prefeito João Francisco Vendrusculo, a secretária da Administração Marizete Frozzi, secretária da educação Rosane Loose e a secretária da fazenda Simone Duarti, para apresentar um estudo prévio realizado voluntariamente pelo economista Adriano Reis, com mudanças nas rubricas a fim de atender as demandas apresentadas pela comunidade em audiência pública.

Durante o dialogo o presidente do legislativo salientou a importância destes momentos de construção considerando a participação da comunidade com foco na construção de um município cada vez melhor, maior e mais competitivo. “Sei que o PPA é de fato para os próximos quatro anos, mas ele também é responsável por nortear o que queremos para a nossa cidade daqui há 30 anos, construções que começam hoje”, disse.

O estudo feito pelo economista considera as demandas elencadas nas audiências públicas promovidas pelo executivo e legislativo e faz ajustes nos valores do projeto em análise no legislativo, considerando o orçamento municipal. Dentre os apontamentos feitos destinação de valor para Fundo Municipal da Cultura;  criação/ampliação de escolas em tempo integral com atividades paralelas no contra turno; qualificação dos profissionais e destinação de recursos para parcerias, por exemplo com o Senai, para cursos profissionalizantes; aumento do valor, hoje projetado em R$ 200 mil/ano, para a manutenção da UTI no Hospital Divina Providência; Implantação de transporte público municipal; aumento do repasse às entidades assistenciais por meio de projetos e subvenções.

O vereador Leandro Mazzutti que, também, é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara salientou que o documento foi construído a partir da pauta da comunidade. “Participamos da audiência pública promovida pelo município, também promovemos a nossa e tudo o que foi solicitado pela comunidade está neste documento assim como está na cópia da ata da audiência já entregue para o executivo”, reforçou.

Todos os pontos da proposta foram debatidos entre os edis e o executivo, com apresentação de contrapontos e até mesmo justificativas da necessidade ou não de constar no Plano, sendo que algumas ações, conforme o executivo, como a realocação de valores para a UTI podem ocorrer na hora da construção das leis orçamentárias.

Para esclarecer algumas dúvidas, a responsável pelo setor de licitações da prefeitura, Carina da Silveira, e o assessor jurídico, Jonathan Carvalho participaram de alguns momentos da reunião.

Leia também:

Vereadores participam de audiência pública do PPA

Câmara promove audiência pública do PPA

Comunidade pede mais recursos para entidades, UTI, cultura e educação profissional no PPA

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico entrega cópia da ata da audiência pública do PPA ao vice-prefeito