Legislativo inicia tratativas para devolução de R$ 450 mil ao executivo

por Ascom/Câmara FW publicado 09/07/2021 17h07, última modificação 09/07/2021 17h07
Objetivo é buscar uma unidade na aplicação dos valores
Legislativo inicia tratativas para devolução de R$ 450 mil ao executivo

Encontro entre representantes do executivo e legislativo ocorreu na sede da Câmara - Foto: Heloise Santi

Após diálogo entre os 11 vereadores o presidente do legislativo frederiquense, Jorge Alan Souza (PSDB), juntamente com os representantes de cada bancada Belonir Vendrusculo (Progressistas), Leandro Mazzutti (PDT) e Gabriel Lamonatto (MDB) iniciaram nesta sexta-feira 9, o diálogo com o executivo para a devolução das sobras da câmara, um montante de R$ 450 mil, referente aos meses de março, abril, maio e junho.

– Essa devolução é uma decisão da mesa diretora, porém acordamos, desde o primeiro repasse, que foi destinado de forma integral ao HDP, que o retorno dos valores e possíveis áreas a serem beneficiadas deverá ser unanime entre os vereadores e, que essa decisão será apresentada ao executivo. Isso que fizemos hoje, dialogamos com o executivo onde gostaríamos que fosse aportado esse valor. Sabemos que é prerrogativa deles esse repasse, mas, é algo que acreditamos ser extremamente necessário haver uma construção pois muitas demandas chegam para o legislativo –, disse Jorge Alan.

O prefeito José Alberto Panosso, o vice-prefeito João Francisco Vendruscollo e as secretárias Carla Veronese e Simone Duarti participaram da reunião. “Todo o recurso que chega para nós é bem-vindo e sim, dentro das possibilidades e da legalidade serão atendidas as demandas apontadas pela Câmara, uma vez que são pedidos que chegam também para o executivo”, comentou o prefeito.

Após apontamento de algumas propostas e, contrapontos apresentados pelos representantes do executivo, ficou definido que o recurso será dividido em três grandes áreas – Saúde, Assistência Social e Esporte, sendo que o maior aporte ficará para a saúde.

Agora caberá ao presidente da Câmara o encaminhamento do Projeto de Resolução (PR) que deverá ser votado em plenário repassando os valores ao Executivo. A Prefeitura, por sua vez, precisa elaborar, após essa aprovação, os Projetos de Lei (PL) que regulamentarão as destinações destes valores, estes também serão apreciados na casa legislativa.