Legislativo homenageia Jornal O Alto Uruguai com Moção de Aplausos

por Gustavo Menegusso publicado 10/08/2023 16h39, última modificação 07/10/2024 09h18
Reconhecimento aos 57 anos de história do veículo de comunicação foi aprovado pelos vereadores de todas as bancadas
Legislativo homenageia Jornal O Alto Uruguai com Moção de Aplausos

Poder Legislativo entrega Moção de Aplausos ao Jornal O Alto Uruguai (Foto: Gustavo Menegusso)

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen homenageou, na última semana, um dos mais tradicionais veículos de comunicação da região e do interior do Estado, o Jornal O Alto Uruguai. O reconhecimento foi por meio de uma Moção de Aplausos, aprovada pelos vereadores de todas as bancadas, no primeiro semestre do ano, em razão das quase seis décadas de história e relevantes serviços prestados pelo jornal à comunidade frederiquense e regional.

A entrega da Moção ocorreu na sexta-feira, 4, na sede da empresa jornalística, com a presença dos vereadores Antonio Luiz Pinheiro, Belonir Vendruscolo e Leandro Mazzutti e dos assessores de bancada. “Por unanimidade, houve por bem conceder essa Moção de Aplausos ao jornal pelos relevantes serviços que presta na comunicação não só em Frederico Westphalen, mas em toda a região do Médio Alto Uruguai’, comentou Pinheiro.

A homenagem foi recebida pela diretora, Patricia Cerutti, e um dos fundadores do jornal, Francisco Cerutti. “Nós agradecemos a Câmara de Vereadores por esse geste de reconhecimento do nosso trabalho, porque O Alto Uruguai não é somente uma empresa, é uma instituição, tanto que, muitas vezes, nós recebemos aqui os nossos assinantes, que dizem ‘nós somos sócios do Jornal O Alto Uruguai’. O sentimento é de pertencimento à comunidade, do nosso trabalho social que nós fizemos também defendendo tantas causas”, destacou Patricia.

Quase seis décadas de história

O Alto Uruguai é um dos mais antigos jornais do Rio Grande do Sul, com 57 anos de história, celebrados em 2023. O jornal foi idealizado pelo empresário Vitalino Cerutti, para oportunizar a comunidade local um meio de comunicação que trouxesse mais liberdade em um período de severas restrições provocadas pela ditadura militar. Com apoio do jovem porto-alegrense, Luiz Fernandes, foi constituída uma gráfica que imprimia o semanário, que teve seu nome sugerido pelo padre Arlindo Rubert, pois visualizava desde o início que a circulação deveria ser regional.

Várias lideranças da comunidade já passaram pelo veículo de comunicação, como Querino Candaten, Breno Francisco Ferigollo, Vitalino Cerutti, Rui Rissotto, Nilton Pedro Paloschi, Tarcísio Vendruscolo, Roseli Locatelli e Carlos Luiz Vendruscolo. Nestas quase seis décadas, permaneceram contribuindo com o jornal nomes como Francisco Cerutti, Wilson Ferigollo, Lírio Zanchet, Jaime Folle e outros articulistas que contribuem para a pluralidade de opiniões.

Fundado em 1966, a Empresa Jornalística Jornal O Alto Uruguai, na última década, tem se consolidado na plataforma digital como líder de audiência na região, seja nas redes sociais, que somam mais de 140 mil seguidores, ou no site do AU, com média mensal de 400 mil acessos únicos. Estes números são resultado que norteiam todas as ações da equipe, atualmente composta por 19 colaboradores diretos.