Legislativo em 2025 – Conheça os Líderes de Bancada e suas principais funções
Os Líderes e Vice-Líderes de Bancada deste ano foram indicados por suas representações partidárias à Presidência da Câmara na Sessão Solene no dia 1º de janeiro, data em que também foi eleita a nova Mesa Diretora. O Líder de Bancada é o porta-voz de uma representação partidária e o intermediário autorizado entre ela e os órgãos da Câmara.
De acordo com o Regimento Interno, é de competência do Líder, além de outras atribuições que lhe são conferidas, a indicação de Vereadores de sua Bancada para integrar as Comissões Permanentes e Temporárias.
O Líder assume a titularidade das proposições dos Vereadores que estejam licenciados ou afastados e de ex-vereadores que integraram a sua Bancada. Pode o Líder usar "Declaração de Líder" em qualquer fase da Sessão para comunicações urgentes. Quando a Declaração de Líder é requerida durante a Ordem do Dia, a manifestação somente pode versar sobre a matéria em discussão. Nas Sessões Plenárias Extraordinárias, a Declaração de Líder pode ser requerida uma única vez, devendo versar sobre a matéria em discussão. Ausente o Líder, o Vice-Líder terá a prorrogativa de Líder.
Líderes e Vice-Líderes de Bancada em 2025
MDB
Líder: Lídio Signori
Vice-líder: Inácio Panosso Junior
PDT
Líder: Ismael Cocco dos Santos
Vice-líder: Leandro Mazzutti
Progressistas
Líder: Aline Ferrari Caeran
Vice-líder: Rubia Dal Puppo Maas
PSDB
Líder: Adilson Severo
PL
Líder: Marcos Ceratto Cerutti